
Mercados Internacionais
Os dados fortes do relatório do Non-Farm Payroll (NFP) e, declarações de prontidão para negociações comerciais entre a China e os EUA, alimentaram os ganhos de sexta-feira entre os principais índices em Wall Street:
· Russell 2000: +2,3%
· Nasdaq: +1,5%
· S&P 500: +1,5%
· DJIA: +1,4%
Anúncio da OPEP pressiona ainda mais os preços do petróleo
Os preços do petróleo Brent e WTI estão a cair cerca de 3% depois de a OPEP+ ter anunciado que irá aumentar a produção de petróleo pelo segundo mês consecutivo em junho, para 411.000 barris por dia.
O aumento da produção e o impacto antecipado da política tarifária de Donald Trump estão a empurrar os preços do petróleo abaixo dos 60 dólares por barril.
Calendário económico – Resultados do ISM de serviços nos EUA
Esta semana será marcada pela decisão das taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA (Fed) e pelas declarações de Jerome Powell após a decisão. Não são esperadas alterações sobre as taxas de juro neste momento, contudo o mercado vai ficar atento aos sinais da Fed sobre a trajetória dos juros nos próximos meses – sobretudo em junho.
Neste momento, há expectativas de que o primeiro corte dos juros possa surgir já no próximo mês, mas estas perspetivas poderão mudar consoante os resultados dos próximos indicadores económicos importantes e também com as declarações de Jerome Powell na quarta-feira.
Para o dia de hoje, os investidores vão estar atentos aos dados do ISM referentes ao setor dos serviços. Até agora os serviços têm resistido mais do que a indústria, mas o último relatório já tinha mostrado sinais de fraqueza.
Os dados de hoje poderão pressionar ainda mais a Fed a ter de baixar os juros, se houver novamente sinais de fraqueza sobre o setor que representa cerca de 80% da economia americana.
XTB/RÁDIOILHÉU

