
Mercados Internacionais
Os futuros do Nasdaq 100 voltaram a subir acima dos 25.000, após a queda de ontem (US100: -0,3%; US500: -0,3%), enquanto os futuros do Dow Jones estão a ser negociados sem alterações. A EU50 está a ganhar 0,15% antes da abertura da sessão europeia.
Os mercados asiáticos estão a seguir as quedas de ontem em Wall Street:
O KOSPI da Coreia do Sul está a cair 4%, sob pressão das quedas das ações da Samsung e da SK Hynix (-5,8% e -6,8%, respetivamente)
O JP225 está a cair 1,4%, embora as perdas estejam a ser amortecidas pelos ganhos positivos da Panasonic e da Renesas. CHN.cash e HK.cash estão atualmente no verde (+0,9% e +0,5%, respetivamente).
Bons resultados apresentados pela Alphabet
Os resultados da Alphabet e os planos recorde de CAPEX ajudaram a reduzir as perdas das ações tecnológicas nas negociações após o fecho do mercado, embora os futuros dos índices dos EUA permaneçam no vermelho.
A Alphabet superou as expectativas, atingindo 113,8 mil milhões de dólares em receitas, graças à forte monetização da IA e ao crescimento dinâmico do Google Cloud (+48% y/y). No entanto, os investidores ainda estão a digerir o plano de gastos CAPEX sem precedentes para 2026 ($175-$185 mil milhões), destinado a cimentar o domínio da empresa na infraestrutura de nuvem à custa da pressão da margem de curto prazo. Os dados beneficiaram principalmente os fornecedores da empresa, como a Nvidia (+1,7% nas negociações após o fecho da sessão). A própria Alphabet caiu 1,9% no pré-mercado.
Calendário económico
Esta sessão será marcada pelas decisões de alguns bancos centrais sobre as taxas de juro, como o Banco de Inglaterra e o Banco Central Europeu. Em ambos os casos, espera-se que as taxas se mantenham inalteradas.
Para além dos bancos centrais, serão também publicados novos dados sobre o emprego nos EUA que poderão dar novas pistas sobre a trajetória dos juros.
XTB/RÁDIOILHÉU

