Mercados Internacionais
As ações asiáticas voltam a recuperar, lideradas pelo Hang Seng de Hong Kong (+2,7%), com os investidores a avaliarem a sustentabilidade dos ganhos recentes e a aguardarem pormenores sobre o estímulo fiscal e as despesas com férias na China. Os índices japoneses e sul-coreanos registaram ganhos, enquanto as ações australianas recuaram.
O dólar atingiu máximos das últimas seis semanas antes do relatório do NFP, às 13:30. O índice do dólar subiu quase 1,5% durante a semana, registando o seu melhor desempenho desde abril. Ainda assim, o euro manteve-se estável nos $1,1034.
Calendário económico: NFP no centro das atenções
O calendário económico de hoje está repleto de publicações de dados importantes, bem como de discursos de representantes de bancos centrais, em particular da Europa e dos Estados Unidos.
Os principais destaques incluem o relatório do NFP dos EUA, o PMI da Construção do Reino Unido e vários discursos de responsáveis do Banco Central Europeu.
O dia conta ainda com importantes indicadores económicos da Alemanha e da Rússia. Além disso, os dados da contagem de plataformas Baker Hughes dos EUA. Serão acompanhados de perto pelos investidores no mercado petrolífero. A combinação dos dados sobre o emprego, a atividade de construção e a comunicação dos bancos centrais darão informação suficiente para percebermos melhor o atual panorama económico e as potenciais orientações políticas.