Os índices da região Ásia-Pacífico voltaram a registar perdas. Os índices na China recuaram cerca de 0,10-0,50%, apesar dos bons resultados do índice PMI sobre o sector dos serviços.
O índice PMI chinês sobre o setor dos serviços saiu muito melhor do que o esperado. Os dados publicados ficaram nos 52,9 pts, em comparação com os últimos dados onde o índice estava nos 51,5 pts. Os dados também ficaram acima das expectativas que apontavam para um ligeiro aumento de 51,6 pts.
Estes dados representam a maior recuperação dos últimos cinco meses, aumentando o nível de otimismo à volta do sector.
Na Europa, o sentimento é positivo esta manhã, apesar das fortes quedas registadas ontem pelos índices das blue chips.
Minutas da última reunião da FOMC
No final da tarde de ontem foram conhecidas as minutas da última reunião da FOMC que acabaram por dar sinais muito mais hawkish do que aqueles que foram passados pelo presidente da Fed, Jerome Powell.
Alguns membros do Comité acreditam que as taxas atuais de juros poderão manter-se elevadas por algum tempo, no entanto, a trajetória dos juros continuará a depender da evolução dos indicadores económicos.
Ainda assim, a maior parte dos membros do Comité reconhece os progressos feitos a nível da inflação e do arrefecimento da atividade económica.
Calendário económico
O calendário económico está repleto de várias publicações macroeconómicas importantes. Os investidores vão começar por conhecer os dados sobre a inflação da Alemanha e de França, bem como de outros países da UE. Espera-se que os dados de ambos os países mostrem um aumento, em termos homólogos do IPC em comparação com novembro. De seguida, entre as 8:00 e as 9:00 , serão divulgados os dados finais do PMI de serviços da Europa. As expectativas dos analistas apontam para dados mais fracos, especialmente para França, onde se espera que o índice fique nos 44,3 pontos.
Por outro lado, os dados do PMI de serviços do Reino Unido, deverão ser muito melhores, com as expectativas dos analistas a indicarem uma subida até aos 52,7 pts.
Durante a tarde, a atenção dos investidores deslocar-se-á para os EUA. Serão conhecidos vários dados do mercado de trabalho. As expectativas sobre os dados do ADP são optimistas, com o consenso do mercado a esperar que o mercado de trabalho continue a dar sinais de estabilidade.