Os índices norte-americanos e europeus voltaram a recuar esta segunda-feira. A posição hawkish de membros da Reserva Federal continuam a pressionar os índices, ao mesmo tempo que tem beneficiado as yields e o dólar americano.
Esta manhã, os índices europeus estão a prolongar as quedas, embora numa escala muito inferior à registada ontem.
Matérias-primas – Petróleo e Metais Preciosos
O petróleo já tinha dado sinais de fraqueza na última semana e começa agora a corrigir em baixa. As perspectivas pessimistas sobre a economia estão a penalizar os preços da matéria-prima, bem como o clima de risk-off nos mercados.
Os metais preciosos voltaram a estar em destaque ontem, depois da prata ter registado violentas quedas (-5%). A pressão de baixa nos metais deve-se ao facto do dólar americano e das yields estarem a subir.
Agenda Económica – Dia calmo nos mercados
O calendário económico esta sessão carece de dados importantes. Esta madrugada foi conhecida a decisão do Banco Central da Austrália que decidiu manter as taxas de juro inalteradas. Os responsáveis do banco referiram que os atuais níveis dos juros deverão levar a inflação novamente aos níveis desejados 2-3%.
Esta manhã, foram conhecidos os dados sobre a inflação medida pelo IPC na Suíça. A taxa de inflação acabou por surpreender pela positiva, esperava-se que ficasse estagnada em comparação com o último mês, mas acabou por recuar -0,1%. No entanto, estes dados acabaram por não ter impacto nos mercados.
Para o resto do dia, não haverá dados que possam provocar grande impacto nos mercados, porém os mercados estão a preparar-se para os dados de amanhã sobre o ISM de serviços e dados do ADP sobre o emprego nos EUA.