Mercados Internacionais
Os mercados asiáticos registaram ganhos esta sexta-feira, liderados por fortes ganhos na Coreia do Sul, com o KOSPI a subir quase 2% após o anúncio de novas políticas de investimento. Os mercados japoneses permaneceram encerrados para férias, enquanto o CSI 300 da China se manteve estável e o Hang Seng de Hong Kong subiu 1%, num contexto de novas esperanças sobre mais estímulos.
Yuan sob pressão
A China anunciou planos para aumentar drasticamente o financiamento das obrigações do tesouro a longo prazo em 2025, a fim de estimular o investimento e o consumo. As obrigações especiais financiarão iniciativas que incluem subsídios aos consumidores para produtos digitais e trocas de bens duradouros, à medida que Pequim aumenta o estímulo fiscal.
O yuan chinês atingiu o seu nível mais baixo dos últimos 16 meses, depois de o Banco Central da República da China (PBOC) ter anunciado mais cortes nas taxas de juro durante 2025. O banco central pretende fazer a transição para uma estrutura de política monetária mais convencional, uma vez que as anteriores medidas de liquidez não conseguiram estimular o crescimento.
Calendário económico
Os mercados irão centrar-se hoje nos números do desemprego alemão e nos dados da indústria transformadora dos EUA, acompanhando também a atividade hipotecária do Reino Unido e os inventários de gás natural da EIA.
Os dados sobre o emprego na Alemanha fornecerão informações sobre a maior economia da Europa, enquanto os dados do ISM nos EUA poderão influenciar as expectativas sobre as taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA.
XTB/RÁDIOILHÉU