
Mercados Internacionais
A sessão de Wall Street desta terça-feira terminou com uma ligeira recuperação, com os futuros a prolongarem os ganhos (US2000, US100, US500, US30: ~+0,2%; EU50: ~+0,05%).
O alívio no mercado está parcialmente associado aos dados sobre o retalho dos EUA:
· A Federação Nacional de Retalho registou uma afluência recorde à Black Friday – 202,9 milhões de compradores ao longo de cinco dias.
· O resultado superou as previsões, indicando um forte empenhamento dos consumidores e uma procura resistente, apesar de um mercado de trabalho apertado.
O sentimento na Ásia-Pacífico permanece cauteloso, com as perdas a serem lideradas pelas ações chinesas (CHN.cash: -1,2%; HK.cash: -0,9%). O sentimento é influenciado pelo abrandamento do crescimento dos serviços, pela pressão sobre Pequim para apoiar o sector imobiliário e, pelos problemas de crédito do grande promotor Vanke. O JP225 recupera 0,5% após as recentes quedas.
Donald Trump aposta em Kevin Hasset para novo presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed)
Donald Trump referiu-se ao principal conselheiro económico da Casa Branca, Kevin Hassett, como um “potencial presidente da Fed”. O presidente norte-americano disse anteriormente que iria anunciar o sucessor de Jerome Powell no início de 2026. Hassett continua a ser o aliado mais próximo de Trump entre os candidatos especulados e, combinado com a pressão da Casa Branca para a flexibilização monetária.
Calendário económico
O calendário económico de hoje encontra-se mais preenchido, com os investidores atentos aos dados sobre o emprego nos EUA, através do ADP. Além disso, a situação económica continua a estar na mira dos investidores e os dados do ISM referente ao setor dos serviços serão acompanhados de perto.
No final da tarde, está previsto um discurso de Donald Trump na Casa Branca.
XTB/RÁDIOILHÉU

