XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 03 de Abril de 2025

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
207views

Mercados Internacionais 

Donald Trump assinou uma ordem executiva para aplicar tarifas de retaliação. Assim, todas as  importações para os EUA serão sujeitas a uma tarifa de 10% (exceto os produtos do Canadá e  do México especificados no acordo USMCA). No que diz respeito à União Europeia, a  administração Trump decidiu aplicar uma tarifa de 20%; para o Japão 24%, o Reino Unido 10%  e a China com mais 34% (totalizando 54%). A tarifa de base de 10% entrará em vigor a 5 de  abril, as tarifas de retaliação a 9 de abril e as tarifas automóveis entram em vigor a partir de hoje,  3 de abril. 

Wall Street fechou a sessão de ontem em terreno positivo (S&P 500: +0,87%, DJIA: +0,56%,  Nasdaq: +0,87%, Russell 2000: +1,65%), mas o discurso de Trump sobre o “Dia da Libertação”  desencadeou um sell-off nas negociações após o fecho do mercado. Os futuros de índices  dos EUA registaram quedas (S&P 500: -2,7%, DJIA: -2%, Nasdaq: -3,2%, Russell 2000: -4%). 

O sell-off é ainda mais visível nas ações das Magnificent 7 (Tesla: -8%, Apple: -7%, Amazon: – 6%, Nvidia: -6%): -6%, Nvidia: -5,7%, Meta: -4,7%, Alphabet: -3,5%, Microsoft: -2,9%). 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, criticou a decisão do Presidente dos  Estados Unidos na sua última declaração, mas manifestou vontade de “negociar em vez de  confrontar”. A Comissão Europeia está a finalizar a retaliação às tarifas sobre o aço e o alumínio,  e serão implementadas outras medidas se as conversações bilaterais falharem. 

Calendário económico 

A sessão de hoje será marcada pela publicação dos resultados do ISM de serviços nos EUA que  serão importantes e podem moldar as expectativas sobre a trajetória dos juros, um dia antes da  publicação do relatório do emprego americano. Em termos macro, também teremos os resultados  dos pedidos de subsídio de desemprego. 

Por fim, mas não menos importante, ao longo do dia realizar-se-á a reunião da OPEP. Contudo,  não se esperam mudanças a nível de cortes / aumentos na produção.

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.