XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 03 de Abril de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
431views

A sessão de ontem acabou por ficar marcada por quedas em todos os ativos de risco (ações e criptomoedas). Após a fraca sessão de ontem em Wall Street, as ações da Tesla caíram mais de 5% após dados fracos sobre a produção e o fornecimento de novos veículos.

Esta madrugada os índices asiáticos também estiveram a ser negociados em baixa, o índice Hang Seng da China perdeu quase 1%, o Nikkei perdeu 0,7%, e o KOSPI da Coreia do Sul perdeu 1,2%.

Preços do petróleo há 3 meses consecutivos que continuam a subir

Os preços do petróleo têm vindo a subir devido à melhoria dos indicadores que servem para medir a evolução da atividade económica.

Ainda assim, Mester e Daly, da Reserva Federal, indicaram que a Reserva Federal está a acompanhar de perto os aumentos dos preços do petróleo, embora para que estes tenham um impacto notável na inflação, o aumento teria de ser mantido e prolongado e não se fala em alterar as metas sobre a inflação dos EUA.

Calendário económico

O calendário macroeconómico de hoje será marcado por vários eventos. Durante a sessão europeia, os investidores vão estar atentos aos dados preliminares do IPC de março. Os comentários de hoje de Holzmann, do BCE, sugerem que os números do IPC poderão mostrar quedas mais profundas nas pressões sobre os preços. A meio do dia, os investidores vão estar atentos também à reunião da OPEP (12h00), mas não se esperam grandes mudanças sobre as atuais políticas restritivas na produção.

Durante a tarde, os investidores vão estar atentos aos resultados do ADP sobre o setor privado dos EUA, onde o mercado espera uma melhoria na criação de emprego. Os dados do ISM referentes aos serviços também estarão no centro das atenções do mercado.

A juntar a todos estes dados que serão conhecidos ao longo do dia, o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, falará durante a tarde, mas não se espera que fale sobre o estado da economia americana, pelo que o impacto das declarações poderá ser limitado.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.