XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 02 de Outubro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
232views

Mercados Internacionais

As principais bolsas internacionais ontem acabaram por entrar em sell-off após as notícias de que o Irão iria reagir contra Israel.

As bolsas norte-americanas, europeias e asiáticas reagiram de imediato. No entanto, esta manhã o sentimento é mais estável e vemos os principais índices de referência dos vários continentes a lateralizar.

Tensões no Médio Oriente voltam a escalar

No Médio Oriente as tensões voltaram a aumentar, com o Irão a lançar um ataque com mísseis contra Israel, aumentando os receios de um conflito regional mais vasto. Israel prometeu retaliar, prometendo uma “resposta dolorosa”.

Os preços do petróleo subiram devido às tensões no Médio Oriente. O Brent subiu 0,77% para $74,94/barril, enquanto o WTI subiu 0,75% para $71,27/barril.

Esta sessão haverá reunião entre os membros da OPEP+ para analisar a situação do mercado. O gás natural está estável hoje e consolidar perto de níveis técnicos importantes.

Calendário económico

O calendário económico para hoje está repleto de divulgações importantes de dados e discursos de membros de bancos centrais, particularmente da Europa.

Os destaques vão para os dados do desemprego espanhol e para os vários discursos de membros do Banco Central Europeu (BCE). O dia também apresenta importantes indicadores económicos sobre a economia alemã e americana, incluindo o leilão de dívida pública alemã, as Bunds a 10 anos e a variação do emprego não-agrícola medida pelo ADP.

Além disso, uma reunião da OPEP (Organization of the Petroleum Exporting Countries) e os dados do inventário de petróleo serão acompanhados de perto pelos investidores. A combinação dos dados sobre o emprego, a inflação e as intervenções de membros dos bancos centrais trarão mais informações cruciais sobre o atual panorama económico e as potenciais orientações sobre as políticas monetárias. 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.