Os índices europeus estão a ser negociados em terreno positivo esta manhã, apesar da sessão mista registada pelos pares asiáticos. Entretanto, os futuros dos índices americanos também estão a valorizar, em resposta à aprovação pelo Congresso dos EUA de uma lei de financiamento provisória.
Matérias-primas – Petróleo e Metais Preciosos
O petróleo começa a dar sinais de fraqueza. Embora continue a ser negociado em níveis elevados, as últimas duas sessões já foram marcadas por quedas nos preços.
No lado dos metais preciosos, o momentum de alta perdeu-se rapidamente com os compradores a não conseguirem manter o controlo dos ganhos de curto prazo. A recuperação das yields e do dólar americano voltam a penalizar fortemente o desempenho dos metais.
Agenda Económica – Dados do ISM e declarações de Powell em destaque
O calendário económico para esta segunda-feira está preenchido com a publicação de vários dados relevantes. No entanto, a maioria destes dados serão apenas revisões e, portanto, não devem ter grande impacto no mercado. Ainda assim, os resultados do ISM sobre a indústria nos EUA, que será publicado às 15:00, poderá contribuir para um aumento da volatilidade.
Mercado Nacional
Esta segunda-feira será marcada pela divulgação de alguns dados referentes à economia portuguesa. Em primeiro lugar, o Banco de Portugal irá divulgar os números referentes à dívida pública em agosto. A primeira metade do ano ficou marcada por aumentos da dívida, chegando mesmo a atingir novos máximos históricos perto dos 281,1 mil milhões de euros.
Para além destes dados, serão também conhecidos os resultados das vendas de automóveis em Portugal referentes ao mês de Setembro.
Estes dados são importantes para se perceber se no lado do consumo começam a existir sinais de abrandamento. Numa altura em que as famílias estão cada vez mais a perder poder de compra, devido ao aumento dos juros e aos preços elevados que persistem na economia, é importante perceber se no lado do consumo começam a existir sinais de alerta.