XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 02 de Agosto de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
501views

Mercados Internacionais

As quedas em Wall Street também se traduziram numa sessão mais fraca na região da Ásia-Pacífico. Os índices chineses caíram 0,80-1,00%, enquanto o índice Nikkei 225 do Japão caiu 1,50% para 36.100 pontos – quase 15% abaixo dos seus máximos.

Entretanto, o S&P/ASX200 da Austrália desceu 0,25%. Os contratos do índice SG20cash de Singapura caíram 0,20%.

Os futuros dos índices dos EUA estão a aprofundar as quedas esta sexta-feira, após as negociações de ontem terem fechado com perdas significativas. O índice Russell 2000 perdeu cerca de 3,50% perto do fecho da sessão, e hoje os futuros caíram mais 0,40% para 2.188 pontos. O índice tecnológico, US100, caiu 1,00% para 18.780 pontos.

Calendário económico – Dados sobre o emprego nos EUA em destaque

Após a decisão do Federal Open Market Committee (FOMC), na quarta-feira, podemos observar que o mercado de trabalho está a ganhar cada vez mais importância no processo de tomada de decisão da Reserva Federal, tornando a divulgação dos dados de hoje ainda mais crucial. O mercado de trabalho está a arrefecer rapidamente e, caso os dados se revelem muito piores do que o esperado, poderemos registar um ritmo mais rápido de cortes das taxas de juro nos EUA.

Neste momento, as expectativas dos economistas apontam para um aumento do número de pessoas recentemente empregadas, para 176 mil em julho, em comparação com os 206 mil no mês anterior. Espera-se que a taxa de desemprego permaneça inalterada nos 4,1% e que o crescimento dos salários diminua para os 3,7% em relação ao ano anterior.

Além dos dados macroeconómicos, continuamos a ter os resultados em Wall Street também em destaque. Hoje, serão conhecidos os resultados da ExxonMobil, Chevron e Monster Beverage. Nestes casos, todos os relatórios serão publicados antes da abertura do mercado.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.