
Mercados Internacionais
O S&P 500 voltou a terminar a sessão em terreno positivo, com o índice americana a fechar nos 6.850 pts, registando a sua sétima sessão consecutiva de ganhos.
No mercado cambial, o EURUSD caiu cerca de 0.15 por cento, enquanto o Bitcoin permanece perto do nível 93,000 e a recuperação dos últimos mínimos.
Os mercados asiáticos estão também a recuperar:
O Japão esteve em destaque esta madrugada tendo registado um desempenho muito superior, com o Topix e o Nikkei 225 a valorizarem mais de 1,5%, uma vez que os investidores avaliaram uma maior probabilidade de um corte nas taxas da Fed na próxima semana.
Dados do ISM reforçam o cenário de cortes dos juros nos EUA
Ontem voltaram a surgir novas evidências de arrefecimento no mercado de trabalho dos EUA, refletidas tanto nos dados do relatório do ADP, como no sub-índice de emprego do ISM de serviços. Face aos dados mais recentes, os investidores acreditam cada vez mais que a Reserva Federal dos EUA (Fed) deverá reduzir as taxas de juro na próxima reunião.
O valor dos salários de novembro surpreendeu negativamente, marcando a contração mensal mais acentuada desde o início de 2023 e reforçando as preocupações de que o mercado de trabalho está a perder dinamismo.
O índice de serviços ISM mostrou uma ligeira recuperação da atividade, mas o sub-índice de preços pagos caiu para um mínimo de sete meses, sugerindo que as pressões inflacionistas continuam a diminuir.
Calendário económico
Hoje, as atenções centrar-se-ão nos pedidos de subsídio de desemprego, que deverão dar novas pistas sobre a saúde do mercado de trabalho dos EUA.
Na Europa, os investidores aguardam os pelos números das vendas a retalho, que se espera que aumentem em relação ao último relatório.
XTB/RÁDIOILHÉU

