O Município de Velas e a Associação Cultural de Velas promovem mais uma edição das Festas de São Jorge, a qual tem, este ano, como tema central “Turismo e as Nossas Belezas Naturais”.
As celebrações iniciaram-se terça-feira, dia 23 de Abril, o Dia Maior do Concelho, Feriado Municipal, Dia do Patrono o Santo São Jorge, com o Capitulo de Entronização de Novos Confrades da Confraria do Queijo de São Jorge, seguida da Missa na Igreja Matriz de Velas e Procissão que percorreu as principais ruas do Centro Histórico da Vila, assim como a Cerimónia de Comemoração do 40º Aniversário do Agrupamento 771 das Velas – CNE e a realização da Sessão Solene, este ano presidida por Sua Ex.ª o Senhor Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Doutor Alonso Teixeira Miguel, durante a qual foram homenageados com a entrega da Medalha de Prata do Município, personalidades e Instituições que têm, ao longo do tempo, enaltecido e promovido o Nosso Concelho.
O Grupo NDVT, de Santa Catarina do Brasil, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e Rádio Lumena.
De recordar que o primeiro dia das festividades terminaram com o concerto do Artistas Continental Leandro no Auditório Municipal de Velas.
No segundo dia das Festas, este ano teve lugar o lançamento do selo filatélico com o tema “Espírito Santo”, numa emissão composta por oito selos, com imagens de Impérios do Espírito Santo do Concelho, elaborados por alunos da EBS de Velas, numa edição dos CTT com o apoio do Municipio de Velas.
Neste dia o Município apresentou aos alunos do 1º Ciclo da EBS de Velas o Jogo de Tabuleiro “À Descoberta do Queijo de São Jorge”, mantendo a aposta na promoção deste produto com mais de 500 anos de História.
Pela noite dentro, o Auditório Municipal recebeu o concerto do Grupo Fadoalado.
Já o feriado do 25 de Abril, é dedicado a provas desportivas, com destaque para a corrida da liberdade a decorrer pela manhã de quinta-feira. Pelas 15h00, o centro da Vila das Velas recebe o Cortejo com a participação dos Grupos de Folclore do Concelho, assim como o Desfile dos carros alegóricos alusivos à temática central das festividades – “Turismo e as Nossas Belezas Naturais”, em representação das seis Freguesias do Concelho.
Na noite do dia 25, o Auditório Municipal recebe a Peça de teatro “A Rubra Flor da Fajã”, pela Companhia de Teatro Cães do Mar, logo após a intervenção da Presidente da Assembleia Municipal das Velas (50 anos de abril), Eng.ª Lena Amaral. A noite termina com o concerto pelo Coro e Orquestra da Ilha de São Jorge José Damião de Almeida.
Segundo Luís Silveira, Presidente da Edilidade, o Município continua, assim, a trabalhar para dinamizar a Nossa Terra, por via da Nossa Cultura e Tradições, aquilo que de melhor temos para oferecer, nomeadamente as Nossas Belezas Naturais, as Fajãs – Reserva da Biosfera, a Nossa Gastronomia, coroada com o Queijo De São Jorge DOP, com mais de 500 anos de História, assim como o bem receber das Nossas Gentes, para acolher todos aqueles que nos escolhem para o seu destino de férias.
CMV/RÁDIOILHÉU