SÃO JORGE

VELAS | Rosais. Pavimentação do Caminho do Farol

550views

O Município de Velas, na ilha de São Jorge, em articulação com o Governo dos Açores por via da IROA. S.A., desenvolvem esforços no sentido de lançar a muito desejada e de alguns anos a esta parte pavimentação do Caminho de acesso ao Farol dos Rosais, o qual tem uma extensão na ordem dos 6km e que está classificado como via principal e estrutural no âmbito do Perímetro Agrícola Sto. Amaro/Beira/Rosais. 

Importa salientar que esta via foi construída na década 60, pelo Estado Português, considerada na altura como Via Militar tendo a sua construção o propósito de acesso ao Farol o qual na altura foi considerado a infraestrutura deste género mais moderna e do País e tecnologicamente mais avançada. 

Hoje esta via tem para além do acesso agrícola, sendo esta a maior Bacia Leiteira do Concelho de Velas, tem uma forte componente turística, onde para além do Farol, implantado em plena Rede Natura 2000, ainda tem a última Vigia da Baleia que funcionou no Triângulo São Jorge/Pico/Faial e de onde se pode vislumbrar em simultâneo as cinco Ilhas do Grupo Central, com as Ilhas do Pico e Faial a Sul e Terceira e Graciosa a Norte. 

Para o Presidente do Município, Luís Silveira, esta é uma intervenção que tarda em se realizar, acreditando que depois de tantas promessas que será desta vez que a obra se realizará, deixando uma palavra de agradecimento e reconhecimento ao Governo dos Açores, na pessoa do Seu Presidente, pelo empenho pessoal e político na concretização de tão importante e estruturante investimento para a Ilha de São Jorge.

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.