SÃO JORGE

VELAS | Professora e Escritora Lélia Nunes recebida nos Paços do Concelho

528views

O Presidente do Município de Velas, na ilha de São Jorge, recebeu, em audiência de cumprimentos, a Professora e Escritora Lélia Nunes, a curadora do projeto “Viva Açores, conhecer é viver”, projeto que foi levado a cabo no Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, pelo Grupo ND, TV.

Um projeto, de iniciativa privada, que pretendeu assinalar os 275 anos da chegada dos primeiros Açorianos a este Estado Brasileiro, dos quais sensivelmente 24% eram Jorgenses.

O momento serviu para a investigadora da influência açoriana no processo de colonização no Brasil, sobretudo no Sul do Brasil, descendente dos primeiros povoadores açorianos do Vale do Rio Tubarão, ali estabelecidos entre 1773 e 1774, entregar ao Presidente do Município o relatório deste projeto que, segundo Luís Silveira, pretende fazer os caminhos do mar e unir mundividências e identidade cultural, abrindo portas e novos horizontes entre o Arquipélago dos Açores e Santa Catarina, em que se possa registar uma intensificação do turismo entre ambos, convidando os Catarinenses a conhecer, viver e valorizar a Cultura Açoriana e os Açorianos.

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.