A Vila de Velas comemorou a 23 de Abril o seu Feriado Municipal, o “Dia Maior” do Concelho em Honra do Padroeiro o Santo São Jorge. Devido às circunstâncias atuais, relativas à pandemia, por via da Covid-19, as festividades não se realizaram no formato habitual, sendo que as estas em muito enaltecem as Tradições e Costumes da Nossa Terra, de um Povo com mais de 500 anos de História.
Este ano, e face à inexistência de casos positivos no Concelho e na Ilha, e criadas as condições de segurança, foi possível a realização da Missa Solene na Matriz de Velas, ao contrário do que aconteceu no passado ano em que, depois de muitas décadas, não houve qualquer celebração.
No âmbito das comemorações, o Presidente do Município enalteceu a celebração deste dia, tendo deixado uma palavra de alento à População, para que no próximo ano possamos celebrar o “Dia Maior” do Concelho com a elevação a que nos temos habituado durante os últimos anos.
Luís Silveira deixou igualmente uma palavra de esperança aos Nossos Emigrantes, lembrando que estes são também parte integrante da Nossa Terra, e que muito têm promovido a Nossa Cultura e Tradições além fronteiras, sendo os mesmos, e como sempre, bem muito vindos.
De recordar que a Missa foi presidida pelo Padre António Azevedo e concelebrada pelos Padres João Farias e Dinis Silveira. Os cânticos litúrgicos estiveram a cargo do Grupo Coral de Velas, com a participação de vários elementos de algumas Freguesias do Concelho, com o Organista António Pedroso e Direção Musical de Celso Furnas.
CMV/RÁDIOILHÉU