LOCAL

VELAS – Município aposta em sessões da Assembleia Municipal descentralizadas. Primeira Assembleia de 2021 realizou-se no Edifício Sol, em Rosais.

37views

A primeira sessão da Assembleia Municipal de Velas de 2021 realizou-se na Freguesia dos Rosais, mais propriamente no Edifício Sol, sendo esta uma aposta da atual Mesa do Órgão, nomeadamente o seu Presidente, de aproximar este órgão deliberativo da População.

Da ordem de trabalhos, destaque para o Projeto de Regulamento de Apoio à Natalidade do Município de Velas, que foi aprovado por unanimidade, tal como já tinha acontecido em reunião de Câmara.

Este é um documento que tem por base as atuais tendências demográficas, sendo por isso importante, no entender do Executivo liderado por Luís Silveira, a implementação de medidas de apoio às famílias, criando incentivos adicionais que ajudem a contrariar essa realidade e os problemas daí resultantes, contribuindo assim para salvaguardar o futuro da população do Concelho, reforçando a proteção social na área do Município.

Tendo em conta as médias de nascimento dos últimos anos no Concelho, este será um investimento de cerca de 40 mil euros anuais da parte da Autarquia, em que cada benificiário, por filho, poderá ter um apoio diferenciado entre os 500 e os 1200 euros anuais, sendo o apoio inclusive retroativo aos nascimentos em 2020.

No decorrer desta sessão, foi igualmente aprovada por unanimidade a Proposta de Classificação do Arco em Velas, sito na Avenida dos Baleeiros, como “Monumento Natural”. Outro dos pontos em análise foi o Mapa de Demonstração do Desempenho Orçamental do ano de 2020 e Primeira Alteração Orçamental Modificada ao Orçamento da Receita Despesa e Grandes Opções do Plano para 2021, que foi aprovado por maioria, apenas com a abstenção da CDU.

De salientar que a descentralização das sessões da Assembleia Municipal pretendem promover uma maior cidadania junto dos Munícipes, bem como mobilizar a População de cada Freguesia por forma a haver uma maior participação na vida política, levando assim a uma maior responsabilização na construção do projeto autárquico.

Recorde-se que, para além da realização das sessões da Assembleia Municipal nas Freguesias, as mesmas são transmitidas em direto através da rádio local do Concelho, mais concretamente a Rádio Lumena.

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.