O atual Executivo Municipal continua empenhado em apoiar as Nossas Instituições, no caso em apreço a Vinhajor – Cooperativa Vitivinícola da Ilha de São Jorge, CRL.
O apoio passou pela elaboração do Projeto e Arquitetura do edifício sede da referida Cooperativa, por via do Gabinete Técnico da Autarquia.
Entende o Executivo, liderado por Luís Silveira, que as Nossas Instituições muito contribuem para o desenvolvimento da Nossa Terra, sendo no caso em concreto um claro contributo à economia local naquele que é um segmento em crescimento, o da Vitivinicultura.
Importa salientar a importância que São Jorge já teve na produção de vinho, sendo considerada entre os séculos XVI e XVIII a ilha com a melhor produção e qualidade por via do então “Vinho dos Casteletes”, o qual era exportado para a Corte Inglesa, para o Reino em Portugal, Alemanha, entre outros.
Em suma, importa voltarmos a trabalhar este segmento de mercado, que já começa a dar frutos, havendo já vários produtores locais a investir na Vinicultura.
É caso para se dizer que não haverá certamente melhor “casamento” que um bom Queijo de São Jorge DOP, aliado a um bom vinho de produção local.
CMV/RÁDIOILHÉU