SÃO JORGE

VELAS | Luís Silveira reúne com Governo Regional dos Açores

391views

O Presidente do Município de Velas reuniu com o Governo Regional dos Açores, no âmbito da visita Estatutária que este está a realizar na Ilha de São Jorge, onde apresentou uma série de reivindicações para o Concelho, plasmadas num memorando com cerca de 500 páginas, passando por vários setores, desde logo ao nível da Saúde, Acessibilidades, Agricultura, Turismo, entre outros.

No âmbito desta reunião, de salutar desde logo o facto do Governo ouvir os Órgãos de Governo Próprio, neste caso o Poder Local, com todos os seus Membros, para debater e articular aquelas que são as prioridades de investimento para o Concelho, uma vez que os recursos são finitos, onde compreendemos não ser possível fazer tudo e ao mesmo tempo.

Neste âmbito, Luís Silveira destaca alguns aspetos que foram sinalizados como determinantes e importantes, os quais têm vindo a ser tratados com o Governo nas diversas visitas estatutárias e de contatos que vão decorrendo ao longo da Legislatura.

Desde logo, uma matéria que é determinante em termos de Saúde, ou seja, a construção do Bloco Sul do Centro de Saúde das Velas, o qual visa dotar o mesmo de mais e melhores condições, com maior número de camas disponíveis, de cuidados paliativos, mas também de outros serviços de diagnóstico e terapêutica.

Considera o Edil ser uma melhoria que vem beneficiar não só os residentes, mas também uma População flutuante que é cada vez maior, especialmente na época alta, por via de Turismo, mas também pela presença dos Nossos Imigrantes, em que se estima que tenhamos sensivelmente entre 25 a 30% de População flutuante durante esta época, sendo de todo importante assegurar em caso de necessidade os devidos cuidados de saúde.

Por outro lado, e noutro âmbito, o Autarca sinaliza a importância do reordenamento do Porto Comercial de São Jorge, desde logo com a construção da nova Marina na Baía de João Câncio, visando a atual passar a Porto de Pescas, passando este para as Marítimo-turísticas.

Luís Silveira ressalva o facto de cada vez mais se registar uma crescente procura de iates, sendo que não existem condições de os receber, uma vez que os locais ocupam praticamente a disponibilidade existente. 

Considera o Edil que a construção da nova Marina será determinante também no desenvolvimento do Sector Turístico na Ilha e no Concelho, mas também para a qualificação da Região nesta matéria. 

Outro aspeto que foi abordado e igualmente importante, tem a ver com o Setor Agrícola, nomeadamente no que diz respeito aos Posto de Abastecimento de Água à lavoura, assim como o melhoramento dos Caminhos de Aptidão Agrícola, em termos de manutenção e de conservação.

O Autarca volta a destacar a necessidade da pavimentação do POA Rosais/ Beira/Sto. Amaro, no caso em particular do caminho entre a Ponta dos Rosais, o Parque das Sete Fontes e o Farol.

Foram ainda analisadas inúmeras outras matérias, que são transversais às várias áreas de atuação governamental, nomeadamente na vertente cultural, e onde se destaca a necessidade urgente da reabilitação da Igreja de Santa Bárbara, por aquilo que é a sua importância cultural, mas também arquitetónica.

Afloradas foram igualmente as Acessibilidades, determinantes para o desenvolvimento de qualquer localidade, no caso em apreço da Ilha de São Jorge, e em particular do Nosso Concelho. 

Reconhecendo o trabalho que fez o 13º Governo dos Açores, na disponibilização do maior número de lugares nos voos para entrada e saída de São Jorge, importa salientar que o grande crescimento que se tem feito sentir, faz com que hoje a disponibilidade de lugares já não vai de encontro daquilo que são as necessidades, quer para residentes quer para quem escolhe a Nossa Terra para o seu destino de férias, ou mesmo os que, por motivos de doença, tenham de sair da Ilha.

Neste sentido, Luís Silveira considera importante que, rapidamente, possa o governo interferir junto da companhia aérea SATA, no sentido de aumentar a disponibilidade de lugares, para a entrada e saída de São Jorge, por via aérea.

Em suma, o Presidente do Município de Velas congratula-se por aquilo que está a ser concretizado pelo Governo Regional dos Açores, nomeadamente em termos de investimentos, os quais são determinantes para a Ilha e Concelho, como é o caso do Matadouro de São Jorge, ou da reabilitação da Transversal Urzelina/ Sto. António, mas também de pequenos outros investimentos, mas  que fazem a diferença, como é o caso da reabilitação da Rotunda de São Pedro, numa homenagem ao Setor  Agrícola, e mais concretamente aos produtores de leite da Ilha,  que culmina com a produção do Queijo de São Jorge DOP, sendo a base da sustentabilidade da Nossa Ilha, com mais de 500 anos de História, assim como outros investimentos de maior envergadura, como é o caso da Proteção da Orla Costeira da Fajã de João Dias.

Luís Silveira diz ter saído da reunião com o sentimento de que temos um Governo que está empenhado em concretizar investimentos que visam melhorar a qualidade de vida dos Jorgenses e o desenvolvimento da Ilha, no caso particular do Nosso Concelho, mas ciente que há um longo caminho a percorrer, que muito há a fazer, daí esta articulação entre Poder Local e Regional no sentido de priorizar investimentos.

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.