SÃO JORGE

VELAS | José Manuel Bolieiro saúda atividade da filarmónica Lusitânia Club Recreio Velense

© Governo dos Açores | Fotos: JF
395views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, deixou na terça-feira uma palavra de gratidão a todos os que mantém vivas as filarmónicas da região, parte da “identidade” das nove ilhas.

“As sociedades filarmónicas são verdadeiras escolas de formação e descoberta de talento musical. Merecem todo o nosso apreço e são uma referência de identidade, celebrando os nossos municípios e ilhas, e ocupando de forma saudável os nossos jovens, relacionando ainda gerações”, sublinhou o governante.

José Manuel Bolieiro falava nas Velas, em São Jorge, na cerimónia de inauguração das obras de reabilitação e ampliação da sede do Lusitânia Club Recreio Velense, sociedade presidida atualmente por Carlos Azevedo.

A subvenção pública às filarmónicas, sublinhou o governante, deve existir como “suporte” destas entidades, potenciando a sua modernização, por exemplo.

“No entanto, tem de ser a comunidade e o poder local” a puxar pelas suas filarmónicas, e as filarmónicas, com “criatividade”, devem procurar receitas próprias.

“Tem de ser um impulso cívico sentido pelas populações, todos colaborando é possível manter as suas filarmónicas. Muitas são centenárias, como aqui a Lusitânia, que assinala o centenário no próximo ano”, concretizou José Manuel Bolieiro.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.