No passado dia 27 de Agosto foi inaugurado o Edifício de Apoio ao Canil Municipal, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, da Vereadora, em representação do Presidente do Município da Calheta, Vanda Oliveira, do Presidente da Associação de Desenvolvimento da Ilha de São Jorge (ADISJ), Roger Sousa, e de várias outras individualidades e Entidades Públicas.
Tratou-se de uma obra realizada pela ADISJ, em parceria com os dois Municípios, num investimento superior a 60 mil euros, e que teve por objetivo dotar o Centro de Recolha de Canídeos e Gatídeos da Ilha de São Jorge de mais e melhores condições de conforto e bem-estar aos animais residentes, indo assim ao encontro da legislação em vigor na Região, no caso em apreço, com a criação de uma Enfermaria Veterinária, Gatil e armazém, dotados de todos os meios necessários ao tratamento dos animais e de armazenagem de alimentos e produtos de higiene.
Neste âmbito, importa referir que será igualmente contratado um Médico Veterinário, que será assim o responsável por prestar o apoio necessário aos animais residentes no Centro de Recolha, bem como dar cumprimento à legislação em vigor, sendo o custo referente à contratação do mesmo suportado por ambos os Municípios da Ilha.
Para o Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, a realização desta obra é de suma importância, uma vez que foi realizada com recursos dos dois Municípios, onde se enaltece a capacidade de parceria entre estas Edilidades e a ADISJ que cede o espaço onde está instalada esta valência e que assume a gestão da mesma. Falando na inauguração da obra, o Autarca destacou a atenção que é dada nos dias de hoje aos animais, reforçando o trabalho do Município no melhoramento desta infraestrutura.
Além das obras realizadas no Centro de Recolha, de recordar que o Município de Velas, por via da ADISJ, tem levado a cabo, anualmente, diversas Campanhas de Adoção e Sensibilização Animal, iniciativas estas que têm contado com a colaboração de alunos da Escola Profissional da Ilha de São Jorge, e que visam sensibilizar a População para a adoção responsável e para o não abandono dos seus animais de companhia.
Luís Silveira deixou ainda um apelo, de forma generalizada, para que todos tenham consciência do princípio do não abandono dos animais de estimação, facto que acontece com mais frequência no verão, não tornando o Canil, uma vez que agora tem melhores condições, num depósito destes, deixando uma palavra de apreço à ADISJ, por via dos seus colaboradores, pelo trabalho exímio que têm tido no tratamento dos animais, e na manutenção desta importante infraestrutura.
Por seu turno, o Presidente da ADISJ, Roger Sousa, destacou o trabalho realizado nos últimos sete anos de gestão do espaço, onde recordou as inúmeras intervenções e ações realizadas, com vista ao melhoramento do bem-estar animal, sendo que, no último ano, foram dados importantes passos que possibilitarão a certificação desta valência, enquanto Centro de Recolha Oficial. De salientar que o Centro de Recolha acolhe animais dos dois Concelhos da Ilha, através de protocolos celebrados entre os dois Município e a ADISJ, que é a entidade gestora do espaço. Atualmente, o Centro de Recolha acolhe 19 cães que são tratados pelos colaboradores da Quinta da Escola Profissional da Ilha de São Jorge e que estão disponíveis para adoção.
CMV/RÁDIOILHÉU