
O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, através de Polícias da Brigada de Investigação Criminal da Esquadra de Velas, em estreita colaboração da Esquadra Calheta, ambas da Divisão Policial de Angra do Heroísmo, e de polícias do Grupo Operacional Cinotécnico da Força Destacada da Divisão Policial da Horta, realizou, no dia 7 de maio de 2025, uma operação policial, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, desenvolvida no concelho de Velas, em São Jorge.
No decorrer desta ação, resultante de uma investigação que durava há alguns meses, foi executado um mandado de busca domiciliária que resultou na detenção de uma pessoa de 59 anos, fortemente indiciado pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, que utilizava a sua residência como ponto principal de venda de matéria estupefaciente.
Durante a operação foi apreendido diverso material estupefaciente, material relacionado com a atividade, várias armas brancas e dinheiro (conforme fotograma em anexo).
Com esta operação a PSP acredita ter desmantelado um ponto de venda de estupefacientes no concelho de Velas com impacto direto na redução da oferta e na dissuasão do consumo local.
Após apresentação do arguido a primeiro interrogatório judicial, foi aplicada, pela Autoridade Judiciária, as medidas de coação de apresentações na Esquadra de residência e proibição de contactar compradores e vendedores de estupefacientes.
Com esta ação, a Divisão Policial de Angra do Heroísmo reafirma a estratégia de prevenção e combate à criminalidade, promovendo assim o aumento do sentimento de segurança da população.
CR/AÇORES/RÁDIOILHÉU