O Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, em representação a AMRAA (Associação de Município da Região Autónoma dos Açores), esteve recentemente no Brasil, em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, no âmbito do projeto “Viver Açores: Conhecer é Viver”.
Trata-se de um projeto, de iniciativa privada, que pretende assinalar os 275 anos da chegada dos primeiros Açorianos a este Estado Brasileiro, aproximando os Açores e Santa Catarina, tendo como objetivo implícito de convidar os Catarinenses a conhecer, viver e valorizar a Cultura Açoriana e os Açorianos, destacando os traços que esse processo imigratório consolidou neste Estado.
Falando no Brasil, o Autarca considerou que “a tantos quilómetros de distância, ver a forma viva como se mantém as Tradições e a Cultura do Povo Açoriano, é fantástico e é como estar em casa. Quando se diz que Santa Catarina é a 10ª Ilha dos Açores, não tenho dúvida que assim seja, quer pela vivência quer pela paixão que os Catarinenses têm pelos Açores e por este Povo que migrou há quase 275 anos”.
Por outro lado, Luis Silveira diz esperar que, com este projeto, se possa abrir portas e novos horizontes entre o Arquipélago dos Açores e Santa Catarina, em que se possa registar uma intensificação do turismo entre ambos.
“Esperemos que possa haver o desejo, quer dos que vivem em Santa Catarina de visitar a Terra dos seus antepassados, que partiram para o Brasil à espera duma vida melhor e que ajudaram a construir a Santa Catarina de hoje, quer dos Açorianos de visitarem Santa Catarina, a Terra que acolheu os seus antepassados, tendo estes deixado um legado muito forte da Cultura, Tradições e Gastronomia Açoriana”.
CMV/RÁDIOILHÉU