AGENDA

VELAS | Agenda. São Jorge recebe próxima reunião do ‘Blue Azores’ para debater a proteção do Mar dos Açores

© Governo dos Açores
426views

O Programa Blue Azores, liderado pelo Governo Regional dos Açores e centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, vai estar, no dia 16 de março, na ilha de São Jorge para debater e receber contributos para a revisão da rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores.

Para concretizar o compromisso e vontade de envolver a comunidade, o processo participativo prossegue, garantindo a inclusão do conhecimento local dos utilizadores do Mar dos Açores nas propostas em construção para alcançar o objetivo crucial de proteger 30% do Mar dos Açores.

A sessão na ilha de São Jorge irá realizar-se no dia 16 de março, com início marcado para as 17h00 no Auditório Municipal de Velas.

A mesma será aberta a todos os residentes desta ilha que é, desde 2016, Reserva da Biosfera da UNESCO. Neste encontro, focado nas áreas costeiras de São Jorge, além de uma apresentação do Programa Blue Azores, será partilhada informação sobre como participar no processo de revisão da rede de Áreas Marinhas Protegidas, e serão também apresentadas as principais conclusões dos questionários realizados no âmbito do “Mapeamento dos Usos do Oceano”. Esta é a terceira reunião de um processo participativo estará a acontecer ao longo de todo o ano, em todas as ilhas açorianas.

O Blue Azores já esteve, desde o início de 2023, nas ilhas de Santa Maria e da Graciosa.

No último encontro, que se realizou na semana passada em Santa Cruz da Graciosa, mais de seis dezenas de graciosenses participaram na sessão aberta ao público.

Os participantes partilharam não só as suas preocupações sobre a proteção das áreas existentes (como do Ilhéu da Praia e do Ilhéu de Baixo), como se debateram também a forma como estão a ser atingidos os objetivos de conservação, ou a necessidade de melhorar a informação sobre as atividades permitidas nas Áreas Marinhas Protegidas existentes. Debateram-se igualmente os desafios da fiscalização e da monitorização, assim como o esforço de pesca causado por embarcações oriundas de outras ilhas.

 Ao mesmo tempo que se realizava o processo participativo na Graciosa, o Programa Blue Azores iniciava também o Blue Biotech Roadshow to Azores, uma iniciativa que irá decorrer durante o ano de 2023 para promover a bioeconomia azul. O Blue Biotech Roadshow to Azores foi lançado com uma visita da Blue Bio Alliance às ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, com o objetivo de reunir, em cooperação direta, os principais atores da cadeia de valor da biotecnologia azul dos Açores. Esta iniciativa tem como principais objetivos promover a transferência de conhecimento e tecnologia, apoiar a capacitação e networking, e aumentar a consciencialização pública, financeira e política na área da bioeconomia azul, enquanto ação de suporte do programa Blue Azores.

O Programa Blue Azores visa proteger, promover e valorizar o capital natural do mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, em colaboração com a Universidade dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.