Terminam este domingo as I Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, as quais surgem no âmbito da geminação entre os Municípios das Velas (Açores), Sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira.
A decorrer no Auditório Municipal de Velas, este é um evento que no fundo tem o conceito de aprendizagem e de troca de experiências entre estes três destinos turísticos diferenciadores, embora tendo em comum inúmeros aspetos, por exemplo serem três destinos Reserva da Biosfera.
Esta manhã falou-se de “Promoção (Marketing) e Mobilidade/ Transportes”, tendo como oradores no 3º Painel das Jornadas o Diretor Executivo do VisitAzores, Luis Capdeville, assim como o Presidente do Município do Sal, Júlio Lopes, e o Presidente do Município do Porto Santo, Nuno Batista.
Este é aliás um tema de extrema importância e inerente aos três destinos, sendo que ao longo do debate foi discutida a necessidade de cada qual perceber, primeiramente, que tipo de Turismo pretende em concreto para o seu território, para depois dar o passo seguinte, com uma conclusão clara, a necessidade da redução da sazonalidade.
Em relação à mobilidade, uma preocupação igualmente inerente aos três destinos, há o consenso de que há a necessidade de um maior investimento, tendo o momento servido para o Diretor Executivo da VisitAzores anunciar o regresso da campanha Escapadinha, levada a cabo nos Açores que, já este ano, abrangerá sete das nove ilhas dos Açores.
A sessão de encerramento destas I Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores que aproveitou o momento para falar um pouco daquilo que é a estratégia do Governo dos Açores para o setor Turístico, explanada no Plano Estratégico e de Marketing de Turismo dos Açores.
Uma aposta onde há que conciliar as atividades turísticas com a conservação do meio ambiente, com a proteção dos recursos naturais e culturais, e o desenvolvimento social e económico das Ilhas no seu todo.
Em relação às acessibilidades, José Manuel Bolieiro valorizou a aposta na Tarifa Açores, na política de mobilidade interna, assim como destacou o trabalho que está a ser desenvolvido para garantir mais ligações ao exterior por via de mais companhias aéreas com viagem todo o ano e não apensa na época alta.
De recordar que as I Jornadas Atlânticas de Turismo terminam na noite deste domingo, com dois concertos a decorrer no Auditório Municipal de Velas.
Pelas 21h30 sobe ao palco o pianista da Ilha do Sal, Moisés Évora e, pelas 22h30, será a vez da atuação dos Amigos do Cantar de Porto Santo.
As I Jornadas Atlânticas de Turismo decorrem no âmbito da Geminação entre Velas e os Municípios do sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira), seguindo-se a sua II edição em 2024 na Ilha do Sal em Cabo Verde e a III edição em 2025 na Ilha de Porto Santo, Madeira.