XTB

VATICANO | Quaresma: Francisco assinala “24 horas para o Senhor” em paróquia de Roma

518views

Ecclesia – O Papa Francisco vai assinalar hoje a iniciativa ’24 horas para o Senhor’, pelas 16h30 (menos uma em Lisboa), na paróquia de Santa Maria delle Grazie al Trionfale, Roma.

A iniciativa quaresmal, que se realiza entre hoje e sábado, é celebrada em todas as dioceses do mundo, na véspera do IV domingo da Quaresma.

Em preparação para a Páscoa, várias igrejas vão permanecer abertas durante um dia inteiro, com o intuito “de oferecer aos fiéis e peregrinos a ocasião de parar a qualquer momento em adoração e a oportunidade de se confessar”, adianta uma nota da Santa Sé.

O Dicastério para a Evangelização (organismo da Santa Sé) publicou um subsídio pastoral, que contém fichas para a oração pessoal e sugestões para a celebração em comunidade.

Este subsídio pretende oferecer “algumas sugestões para permitir às paróquias e comunidades cristãs prepararem-se para viver a iniciativa e trata-se, evidentemente, de propostas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e costumes locais.

A primeira parte deste subsídio apresenta alguns pensamentos que ajudam a refletir sobre o motivo do Sacramento da Reconciliação.

A segunda parte pode ser utilizada durante o tempo de abertura da Igreja, para que aqueles que ali se confessam possam ser ajudados na oração e meditação através de um percurso baseado na Palavra de Deus.

LFS/AE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.