XTB

VATICANO | Papa espera trabalho de toda a Igreja para «construção da paz»

Foto: Vatican Media
880views

Ecclesia – O Papa encerrou hoje a sua primeira reunião com o Conselho de Cardeais, na sua nova constituição, apelando a um trabalho conjunto da Igreja pela paz.

“No centro das conversas estiveram as situações de guerra e de conflito, em que se encontram muitas partes do mundo, e a necessidade de um trabalho conjunto de construção da paz, por parte de toda a Igreja”, refere uma nota divulgada hoje pela Santa Sé.

A reunião decorreu entre segunda e terça-feira, na Casa de Santa Marta, Vaticano.

Outros dos temas abordados foram a situação sociopolítica e eclesial das regiões às quais os cardeais pertencem, os preparativos para o Sínodo de outubro e o “trabalho de reforma na

A 7 de março, o Papa anunciou a nova constituição do Conselho de Cardeais, organismo consultivo criado em 2013, com nove membros e um secretário, vindo de quatro continentes.

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, continua a integrar o conselho que conta com os cardeais Fernando Vérgez Alzaga (presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano), Fridolin Ambongo Besungu (arcebispo de Kinshasa, RD Congo), Oswald Gracias (arcebispo de Bombaim, Índia), Seán Patrick O’Malley (arcebispo de Boston, EUA), Juan José Omella Omella (arcebispo de Barcelona, Espanha), Gérald C. Lacroix (arcebispo do Quebeque, Canadá), Jean-Claude Hollerich (arcebispo do Luxemburgo), Sérgio da Rocha (arcebispo de São Salvador da Bahia, Brasil).

O secretário é D. Marco Mellino, bispo de Cresima (Itália).

O organismo foi criado para ajudar o Papa no “governo da Igreja universal”, tendo inicialmente trabalhado no projeto de reforma da Cúria Romana, que se concretizou com a publicação da Constituição Apostólica ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho), em março de 2022.

OC/AE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.