SÃO JORGE

URZELINA | Inaugurado Parque Multiusos Armando Da Cunha Narciso

731views

O Município de Velas, na Ilha de São Jorge, inaugurou recentemente o Parque Multiusos Armando da Cunha Narciso, situado na Freguesia da Urzelina, em cerimónia presidida pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.

Esta, por sua vez, enalteceu a obra realizada bem como a proximidade do Governo Regional com os órgãos de Poder Local, nomeadamente Municípios, sendo que em conjunto poderemos mais facilmente alcançar o propósito de melhor servir as Populações em cada um dos 19 Concelhos.

Trata-se de um espaço que foi concebido e reabilitado num investimento global superior a meio milhão de euros.

A requalificação deste local que se encontrava sem uso, foi projetada para o bem-estar das pessoas, oferecendo-lhe a polivalência que se pretendia por via de espaços de lazer, com zona para churrasco, sendo esta uma localização do Concelho em que o estado do tempo, mesmo de inverno, é por norma bastante ameno e permitindo o seu uso em detrimento das zonas altas do Concelho, com espaços desta natureza.

Mas a polivalência vai muito para além disso, tendo-se criado um espaço para eventos/concertos, instalações sanitárias, espaços de apoio a eventos/festas, a título exemplo tasquinhas, bazares, venda de artesanato, entre outras.

Importa salientar que uma das grandes mais valias deste espaço, contempla uma zona de estacionamento que em muito contribuirá para uma lacuna há muito sentida em particular em época alta de verão, tendo em conta que no seu redor, tem a emblemática Torre da Urzelina, muito procurada pelos turistas, mas também as Piscinas, Parque Campismo, Restaurantes, Cafés e outro tipo de comércio.

Uma obra que pretendeu igualmente enaltecer um Filho da Nossa Terra, Armando da Cunha Narciso, médico hidrologista, investigador e escritor. 

Importa salientar ainda que no local encontram-se placas com informação turística, as quais falam não só daquele que dá o nome ao Multiusos, mas também da própria História da Freguesia da Urzelina, como por exemplo do famoso vinho dos Casteletes, do Ciclo da Laranja, ou do próprio Vulcão de 1808, com a emblemática Torre da Igreja Velha.

Falando na inauguração deste espaço, o Presidente do Município deixou o apelo para que o espaço seja para todos e que saibam usar e desfrutar, com a realização de inúmeras iniciativas.

Luis Silveira aproveitou ainda a oportunidade para manifestar apoio à Freguesia, naquilo que diz ser um Património de todos, referindo-se à Torre da Urzelina é Nossa, dos Urzelinenses, dos Velenses e Jorgenses, assim como de todos quantos a queiram visitar, sendo que o Município está determinado, em articulação com a Junta de Freguesia, a debater-se por isso mesmo, por um Património que é de todos e não de nenhum particular que se queira apoderar da mesma.

Importa ainda referir que esta inauguração foi o cumprir de mais um compromisso do atual Executivo Camarário, proporcionando à População mais um espaço de lazer e de bem-estar, na certeza que este contribuirá para aquele que continua a ser o nosso maior flagelo, a demográfica, ajudando a fixar mais pessoas, mais jovens.

O Município continua assim a fazer do Nosso Concelho um lugar onde cada vez mais se gosta de estar e viver, mas também preparados para receber quem escolhe a Nossa Terra para o seu destino de férias.

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.