“UNEARTHED/DESENTERRADO”, de Pat Loucks, está patente até 14 de outubro na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura. A mostra, com entrada gratuita, pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00 e aos sábados das 14h00 às 17h00.
Na exposição, Pat Loucks apresenta têxteis que “podem ter vindo de um sítio de escavação arqueológica, sujeitos ao funcionamento do solo, materiais vegetais e micro-organismos”, alinhados com o seu interesse em “observar e registar mudanças de formas e padrões na paisagem que resultam da atividade humana, das forças naturais ou simplesmente da passagem do tempo”.
Os trabalhos expostos, suspensos ou na parede, resultam da utilização técnicas e materiais relacionados com o trabalho feminino tradicional, estando também associados a conceitos ligados a essa tradição, como a reciclagem, a reutilização ou a reconfiguração.
“À medida que os têxteis se decompõem, tornam-se uma espécie de história material de paisagem e das pessoas que ali viviam e do funcionamento de uma variedade de formas de vida ao longo do tempo”, escreve ainda a artista no catálogo da exposição. Pat Loucks é licenciada em Arte, na vertente Têxteis, pela Universidade de Arte e Design Nova Escócia, em Halifax, Canadá. Após a conclusão da licenciatura, trabalho vários anos como tecedeira, criando tapeçarias, roupas e acessórios como cobertores e utensílios domésticos. A artista tem-se dedicado, mais recentemente, à criação de marcas e padrões em tecido com cera, materiais vegetais, corantes, tintas, costuras e apliques.
CMPD/GC/CC/RÁDIOILHÉU