ÚLTIMAS

ÚLTIMAS | Paulo do Nascimento Cabral premeia os melhores projetos apícolas europeus

138views

O Eurodeputado do PSD Paulo do Nascimento Cabral voltou a acolher no Parlamento Europeu, mais uma edição daquele que é hoje o principal evento europeu dedicado exclusivamente à proteção dos polinizadores, incluindo as abelhas: “Nesta 11.ª edição voltamos a premiar o compromisso e a dedicação de quem trabalha diariamente para proteger abelhas e outros polinizadores, fundamentais para a preservação da biodiversidade, para o aumento da produtividade agrícola e para o reforço da segurança alimentar”.

Na abertura do evento, o Eurodeputado do PSD sublinhou ainda que “recebemos 28 candidaturas, superando o número do ano passado. As propostas foram apresentadas por vários Estados-Membros (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Polónia, Bulgária, Áustria, Croácia, Irlanda, Itália e Países Baixos), bem como por países terceiros, nomeadamente a Geórgia e a Arménia, o que demonstra a crescente relevância internacional deste prémio”.

Enquanto anfitrião e membro do júri, Paulo do Nascimento Cabral destacou igualmente que “alguns resultados são particularmente notáveis: reduções de 80% da presença de Varroa sem recurso a produtos químicos, com um aumento simultâneo de 25% na produção de mel; desenvolvimento de mecanismos inovadores de jatos de ar capazes de preservar até 90% dos polinizadores durante operações de corte de plantas em geral e também forrageiras utilizadas na alimentação animal, o que é um avanço extraordinário face às perdas associadas aos métodos tradicionais

Paulo do Nascimento Cabral salientou, contudo, que “as obrigações legislativas resultantes da entrada em vigor do Regulamento relativo à Restauração da Natureza são importantes, mas não são suficientes. O setor apícola enfrenta múltiplos desafios: urbanização; práticas intensivas; doenças e pragas invasoras; impactos climáticos; e distorções de mercado provocadas por mel importado vendido a um terço do preço praticado pelos produtores europeus. Importa recordar que, até 2026, todos os Estados-Membros terão de implementar o novo Sistema Europeu de Monitorização de Polinizadores”.

Este é mais um evento de dimensão europeia que atesta, de forma inequívoca, o compromisso do PSD no Parlamento Europeu com os agricultores e com os apicultores. Numa altura em que estão perante grandes desafios como o Acordo com o Mercosul, as tarifas dos EUA, a proposta revista em baixa da Política Agrícola Comum, torna-se muito importante elevar as boas práticas agrícolas que também levam ao aumento da produtividade. A defesa dos polinizadores é uma prioridade estratégica para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas, para a preservação da biodiversidade e para a segurança alimentar. Proteger os polinizadores é proteger o nosso futuro coletivo”, concluiu Paulo do Nascimento Cabral.

A edição deste ano distinguiu duas categorias, nomeadamente o Prémio para Soluções Tecnológicas Inovadoras, e a Menção Especial do Júri, atribuída sob a forma de diploma de reconhecimento. O projeto alemão “EcoCut” foi o grande vencedor da noite, distinguindo-se pelo desenvolvimento de um sistema inovador de jatos de ar que reduz de forma significativa a mortalidade dos polinizadores durante operações de corte. A Menção Especial do Júri foi atribuída ao projeto francês “Apiluz”, uma iniciativa colaborativa de grande escala que reforça os recursos alimentares dos polinizadores através da manutenção de extensas faixas de luzerna não cortada.

PE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.