ÚLTIMAS | Governo continua sem explicar atrasos e a esconder montantes em dívida às associações agrícolas, denuncia PS/Açores

O Grupo Parlamentar do PS/Açores acusou, esta quinta-feira, o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM de continuar a esconder informação essencial sobre os apoios em atraso às associações agrícolas, após a resposta enviada a um requerimento sobre esta matéria.
Para a deputada Patrícia Miranda, “perante perguntas diretas sobre atrasos, montantes em dívida, associações abrangidas e calendário de pagamentos, o que recebemos foi um conjunto de generalidades, sem números, sem datas concretas e sem qualquer responsabilização”.
Segundo a parlamentar socialista, o executivo limita-se a referir que os apoios “estão em tramitação” e que existe uma dotação global de cerca de 4 milhões de euros, “mas não esclarece quanto está efetivamente em dívida, a quem deve e quando vai pagar”.
“Não dizem quais são as associações, não dizem quanto cada uma tem a receber e não apresentam um calendário concreto de pagamentos. Isto não é transparência, é fugir às responsabilidades”, afirma Patrícia Miranda.
A deputada alerta ainda que esta situação não representa apenas uma falha de prestação de contas ao Parlamento, mas também um problema sério para o setor agrícola. “Estamos a falar de instituições que prestam serviços essenciais aos agricultores e que continuam a trabalhar sem saber quando recebem. Isto cria instabilidade, impede o planeamento e coloca em causa o apoio direto ao setor.”
Patrícia Miranda considera que o Governo tem sido reincidente na propaganda política e partidária em vez de esclarecer de forma objetiva os Açorianos, “voltando a falar do fim dos rateios, quando o que está em causa são apoios prometidos em atraso que continuam por pagar”.
Perante esta situação, o PS/Açores avançou com um novo requerimento com vista a obrigar o Governo a prestar informação detalhada sobre os montantes em dívida, as entidades abrangidas e o calendário de regularização dos pagamentos.
“O que exigimos é simples: transparência, respeito pelas associações agrícolas e respostas concretas. O Governo não pode continuar a esconder informação nem a empurrar o problema com discurso político que não resolve o problema aos agricultores”, concluiu.
GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU






