ÚLTIMAS | Comissariado dos Açores para a Infância promoveu formação para reforçar “qualidade da intervenção” das CPCJ na região

A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, através do Comissariado dos Açores para a Infância (CAI), promoveu esta semana a formação inicial “Princípios e gestão da intervenção das comissões de proteção de crianças e jovens”, que decorreu em Ponta Delgada.
Perto de duas dezenas de profissionais das CPCJ marcaram presença nesta ação formativa, que teve lugar no auditório da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, reunindo participantes de São Miguel, Terceira, Pico e Flores.
A formação teve a duração total de 17 horas e permitiu, além da abordagem dos conteúdos técnicos, a partilha de experiências e realidades distintas dos vários territórios, bem como a manifestação da necessidade de maior celeridade nas respostas aos pedidos efetuados junto das entidades de primeira linha.
Esta iniciativa surge da aposta contínua em dotar os profissionais do Sistema de Promoção e Proteção de maior qualificação técnica, bem como de um conhecimento aprofundado da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, com reflexos diretos na prática diária das suas funções.
Hoje, no encerramento da formação, o Presidente do CAI, Emanuel Areias, sublinhou que “quanto maior for a capacitação, maior será, inevitavelmente, a qualidade da intervenção das CPCJ”, salientando que uma intervenção de qualidade constitui “a melhor garantia de que não ficam direitos por proteger nem situações por responder”.
Com esta ação de formação, o CAI, para além de dar cumprimento ao seu Plano de Atividades de 2026, dá início a um ciclo formativo em diferentes áreas dirigido a membros e elementos de apoio técnico às CPCJ, nas modalidades restrita e alargada.
Refira-se que os participantes realizaram uma avaliação muito positiva da formação, quer ao nível dos conteúdos explorados, quer do potencial impacto no seu desempenho profissional, no funcionamento das CPCJ e na melhoria da intervenção protetiva.
GRA/RÁDIOILHÉU






