
Rara na Europa, muito rara nos Açores, Botaurus lentiginosus, ou abetouro-americano, avistado na freguesia da Calheta de Nesquim, esta quarta-feira.
Naturalmente faz uma migração pequena entre a zona de nidificação no Canadá e norte dos EUA para o sul dos EUA e norte do México. “Chegou cá por engano,” diz Nuno Gonçalves, que conseguiu fotografar a espécie na freguesia natal do escritor Dias de Melo. “Esperamos que consiga voltar à América.”
Avistada por Jorge Marques, fotografada por Nuno Gonçalves, Botaurus lentiginosus é a mais rara mas não a única avistada neste dia. Um grupo de crianças, orientadas pelo Nuno, saíram à rua para observar a diversidade de aves que existem nos arredores da Escola das Lajes do Pico, no programa do Azores Birdwatching Arts Festival, a acontecer até domingo.
Terry Costa, diretor artístico do festival, nota que “é engraçado que a ave rara foi avistada na freguesia do nosso co-organizador do festival, Pedro Silva,” adicionando que “agora já não posso dizer que só temos artistas convidados, também temos uma bela espécie americana como a ave-convidada.”
O programa do festival, além de saídas de campo para observar aves, inclui o projeto teatral-musical da pianista Joana Gama, “Pássaros e Cogumelos”, que centenas de crianças vão ter a oportunidade de experienciar, durante a semana, e o público em geral, sexta-feira às 20h30 no Auditório Municipal das Lajes do Pico. Lançamento dos livros “Passarinhos dos Açores” de Sofia Goulart e Rúben Coelho, e “A Aventura do Jaime” da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e ainda o filme “As Aves” de Pedro Magano, no sábado à noite, depois do workshop de fotografia de aves, liderado por Olivier Coucelos, e ainda o evento “Wine Birds”, em que a taxa de inscrição é uma garrafa de vinho com uma ave no rótulo.
Domingo é dedicado à observação de aves em várias ilhas, com equipas preparadas nas ilhas do Pico, Faial, Terceira e São Miguel, e qualquer aficionado, ou curioso, pode juntar-se. Para mais informações visite miratecarts.com e a página no Facebook: AzoresBirdwatchingArtsFestival.
O projeto da MiratecArts é possível em parceria com o Município das Lajes do Pico e o objectivo é promover a prática da observação de aves e fomentá-la, de forma educativa, através da dinâmica criada por intermédio das artes.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU






