ÚLTIMAS

TSD/AÇORES | Governo está a responder positivamente às expectativas dos trabalhadores

512views

Os TSD/Açores consideraram esta terça feira que o Governo Regional da Coligação está a responder “muito positivamente às expectativas e reivindicações dos trabalhadores açorianos”.
 
Aquela estrutura social-democrata lembra que, “em menos de um ano de funções, o Executivo liderado por José Manuel Bolieiro resolveu antigas aspirações dos trabalhadores dos Açores, como é o caso da criação de quadro de ilha, na área do ensino, do suplemento remuneratório para os assistentes técnicos da RIAC, ou das valorizações e regularizações remuneratórias de enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e farmacêuticos”, adiantam.
 
“Estes são exemplos de soluções novas para velhos problemas, que persistiam na governação socialista, e que agora foram finalmente resolvidos pelo Governo do PSD, CDS e PPM”, afirma Joaquim Machado, responsável regional pelos TSD/Açores.
 
“Tais medidas contribuem decisivamente para reduzir a precariedade, no caso da classe docente, e para a dignificação de carreiras profissionais muito desconsideradas pela anterior governação dos Açores”, refere.
 
O presidente dos Trabalhadores Social Democratas na Região realça também as medidas de natureza fiscal, “como a redução do IVA e do IRS, que se traduzem em ganhos no rendimento do trabalho”.
 
Em comunicado, os TSD/Açores exortam o Governo Regional “a prosseguir as medidas de estabilização e dignificação dos trabalhadores açorianos em funções públicas, com equidade e responsabilidade, “garantindo o equilíbrio das finanças regionais”. 
 
Segundo Joaquim Machado, “só a boa gestão do dinheiro dos contribuintes permitirá levar por diante as políticas de combate à precariedade e de dignificação das carreiras, bem como estimular o recrutamento de novos trabalhadores em áreas carenciadas, sobretudo nos setores da saúde e do ensino”.
 
A integração de 200 trabalhadores precários nos quadros das escolas da Região é outra medida lembrada por aquela estrutura autónoma do PSD/Açores, segundo a qual os programas temporários de ocupação de desempregados “têm de ser uma efetiva oportunidade de formação desses ativos, de modo a valorizar as suas competências para o mercado de trabalho.”
 
Os TSD/Açores dão ainda nota de que vão reunir, esta semana, o seu Conselho Regional, estando na agenda do encontro a análise da situação político-laboral e a marcação da data do IX Congresso daquela estrutura.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU
 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.