Tratando da saúde mental haverá menos sem abrigos, menos consumo de álcool...

Tratando da saúde mental haverá menos sem abrigos, menos consumo de álcool e de drogas, afirma Alcides Machado. A “Bom Samaritano Foundation” foi criada em 2018. (c/vídeo)

Alcides Machado

A “Bom Samaritano Foundation” é uma organização, em Hilmar, CA, criada em 2018. Alcides Machado criou esta fundação para ajudar a comunidade portuguesa no que diz respeito ao tratamento ao álcool e drogas. A maior parte dos problemas do ser humano acabam por ser problemas de saúde mental, disse-nos Alcides Machado.
O Covid-19 veio aumentar o papel da “Bom Samaritano Foundation”, para Alcides Machado as chamadas ” triplicaram devido a ansiedades, ataques de pânico” e também “devido a estarem fechados em casa”.

Um grande problema que há é a dificuldade em as pessoas desabafarem sem que “vire tema de conversa”, o dito “mexerico”. Alcides Machado confessa que as pessoas que desabafam/falam com ele “sentem menos peso em cima de si” porque confiam na “Bom Samaritano Foundation”, e também, porque sabem “que vai ficar tudo bem.”

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Na página da fundação há exemplos de pessoas que superaram o álcool e a droga. “Algumas pessoas ainda sentem vergonha por terem que meter familiares em tratamentos ao álcool e drogas”, para Alcides há que “deixar os tabus” e “admitir que tem problemas”.
“A fundação para algumas pessoas mete a comunidade portuguesa em baixo” e também “falta algum apoio das organizações portuguesas na Califórnia” afirmou o fundador. Devido á tecnologia a “Bom Samaritano” trabalha com pessoas dos Açores e de outros sítios do mundo. Há planos para abrir uma sede física cá nos Açores e esta a ser iniciado esse processo.

Ao terminar ficou claro que “aceitar a verdade é um dos primeiros passos a ser iniciados e aceitar que há um problema”. Aceitar ajuda e transformar a vida, deixando as rotinas e hábitos para trás é um dos caminhos a seguir. Fez 8 anos no dia desta conversa que Alcides Machado deixou de consumir álcool, um passo relevante e uma mudança, que por força do mesmo conseguir superar. O vício do álcool. Hoje em dia “não há desculpa para não terem ajuda” nestes problemas que existe nas várias comunidades por todo o mundo.