videos

TOPO – Bênção dos Vitrais aconteceu a 25 de dezembro ficando registada no livro do tombo: Os Grandes templos deste mundo, as nossas Catedrais, não se fizeram num dia, levaram centenas de anos, afirmou o Padre Dinis Silveira (c/vídeo)

276views

O enriquecimento, destes templos, veio sendo feito de geração em geração. Os vitrais colocados recentemente são dois Mistérios Gozosos, dois Mistérios Dolorosos, dois Mistérios Gloriosos. “Que estes vitrais nos façam redescobrir o amor ao Rosário que é o título da nossa padroeira” – afirmou o Padre Dinis Silveira no final da Eucaristia. Para além das alegorias à Eucaristia, ao Coração de Jesus que será posteriormente colocado, foram também colocadas as duas alegorias à Virgem Maria que estão presentes na Igreja Matriz do Topo nos óculos ovais da fachada da mesma. Nas palavras do Padre Dinis realça que “ficou assim o agradecimento da comunidade a uns e a outros que tornaram isto possível.”

No livro do tombo ficam registados os acontecimentos históricos mais importantes da Paroquia. Neste ficaram inscritos os nomes de quem contribui para aquisição destes vitrais. Os vitrais foram executados em Lisboa, na (empresa) Vitrais d’arte, pelo senhor Elias Fortes. A Rádio Ilhéu presenciou o momento único na Igreja da Nossa Senhora de Rosário, na Vila do Topo.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.