O PSD/Terceira destacou hoje os números do Turismo relativos a 2022 na ilha, “que consolidam aquele que foi o melhor ano de sempre para o setor na nossa terra, onde há atualmente quase 4 mil camas disponíveis, desmentindo os boatos que vêm sendo divulgados pelo Partido Socialista”.
“É lamentável que uma força política com as responsabilidades que já teve, e que ainda tem, o Partido Socialista, insista no boato e na acusação fácil como formas de atuação, especialmente neste caso em que, e voltamos a frisá-lo, 2022 foi o melhor ano para o Turismo na Terceira”, diz a estrutura liderada por António Ventura.
“Convém lembrar que foi este mesmo PS/Terceira que, em janeiro, acusou o Governo de política errada e redução dos voos internacionais para a Aerogare Civil das Lajes, em prejuízo da atividade das empresas turísticas da ilha e limitação da recuperação económica e social da Região. Um ano depois, confirma-se que foram eles a errar redondamente”, apontam os social-democratas.
“E são as estatísticas oficiais que o comprovam, como o número de passageiros desembarcados até novembro: 392 mil 899 pessoas, mais 45% que em todo o ano de 2021 e mais 10% que em 2019, até agora o melhor ano do setor. Também o número de ligações aéreas foi o maior de sempre, com seis ligações aéreas ao estrangeiro no verão IATA 2022”, adiantam.
Os social-democratas lembram que, no dia 16 deste mês, “a Aerogare Civil das Lajes anunciou ter ultrapassado os 800 mil passageiros, ou seja novamente o mais alto valor de sempre, agora no tráfego anual de passageiros, isto por via do grande sucesso da Tarifa Açores, do reforço das ligações aos principais aeroportos nacionais, e à captação de novas rotas internacionais (Londres, Montreal e Nova Iorque), conjugadas com a retoma da rota de Oakland, a continuidade de Toronto e de Boston, e a conseguida aposta nas escalas técnicas. Foram 150 escalas até 30 de novembro”, enunciam.
E referem que, em agosto, registaram-se “os mais elevados proveitos em valor total para o Turismo na Terceira, com 11 milhões 947 mil euros, relativamente aos 11 milhões 930 mil de 2019. Até outubro, ultrapassaram-se os 15 milhões 292 mil euros, mais 87% do que em todo o ano de 2021 e, saliente-se, mais 28% do que em todo o ano de 2019”.
No que se refere aos navios de cruzeiros, segundo dados de 15 de dezembro (Portos dos Açores), “a Terceira, movimentou, no Porto da Praia da Vitória, 28 mil passageiros, com 44 escalas, sendo a segunda ilha com mais movimento, a seguir a São Miguel, que teve 84 escalas e 81 mil passageiros”, sublinharam.
Relativamente ao número de hóspedes, nas várias modalidades de alojamento turístico, e até outubro deste ano, “alojaram-se 146 mil 231 pessoas na Terceira, mais 49% que em todo o ano de 2021, e mais 2% em relação a todo o melhor ano para o setor, que foi 2019, isto numa tendência sempre crescente e constante, ou seja mais hóspedes em todos os meses”, asseguram os social-democratas.
“Também até outubro deste ano, registaram-se 408 mil 271 dormidas, mais do dobro face a todo o ano de 2021, e mais 4% que em 2019, da mesma forma numa tendência crescente e constante ao longo dos meses”, acrescentam sobre, “possivelmente, um dado esquecido pelo PS/Terceira”.
“Também o pessoal afeto aos serviços de hotelaria e turismo em espaço rural aumentou, sendo que em agosto havia 396 pessoas. Em período homólogo de 2019, havia cerca de 323 pessoas afetas ao setor”, dizem, igualmente, os social-democratas locais.
Em termos de capacidade de alojamento, “a Terceira conta então com quase 4 mil camas disponíveis (1916 camas na hotelaria tradicional e 2044 em alojamento local), uma realidade que se deve ao compromisso e ao empenho assumidos por intervenientes como o Governo Regional, a SATA, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e as autarquias locais, que vêm reforçando e fomentando o setor, atendendo à sua capacidade em geral e estimulando as várias áreas da atividade económica na ilha”, conclui o PSD/Terceira.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU