ÚLTIMAS

TERCEIRA | Treinadores açorianos reunidos em formação de elite

737views

Duas dezenas de treinadores e técnicos de arbitragem de karaté, das ilhas São Miguel, Faial, São Jorge e Terceira, estiveram reunidos no passado sábado, em Angra do Heroísmo, para frequentar a Ação de Formação “O Treino do Kata para Competição de Alto Nível WKF”.

Este seminário teve lugar no Complexo Desportivo do Estádio João Paulo II e contou com oito horas de estudos teórico-práticos, sob a batuta do Sensei (mestre) Joaquim Fernandes, árbitro mundial da WKF (World Karate Federation) e treinador de desporto de grau IV.

Segundo a presidente da Associação de Karaté dos Açores (AKA), Ana Rita Pereira, “o arquipélago necessita de mais ações deste género, de forma a reduzir a diferença para o nível dos competidores do Continente. Estamos equilibrados na vertente do kumite (combate) mas nas katas (forma) raramente conseguimos lugares no pódio. É hora de investirmos em formações que nos possibilitem perceber melhor a avaliação dos árbitros para podermos adaptar o trabalho que desenvolvemos na Região. Queremos dotar os nossos técnicos de todas as ferramentas necessárias para que possam praticar com os karatecas nos seus dojos (locais de treino)”.  

A organização esteve a cargo da AKA, em estreita colaboração com o Departamento de Formação da Federação Nacional de Karaté – Portugal, e contou com o apoio da Direção Regional do Desporto e respetivo Serviço da ilha Terceira.

AKA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.