
Após oito anos como vice-presidente, Sandra Serpa assumiu ontem o cargo de Presidente da “Olhar Poente”. Francisco Melo, antigo vice-presidente do Conselho Fiscal, assume a vice-presidência, cabendo a Rafael Sequeira Fernandes o lugar de presidente da Assembleia Geral e a Luís Mendes Leal a presidência do Conselho Fiscal.
Numa cerimónia para sócios e convidados, a recém eleita presidente proferiu um conjunto de agradecimentos a Sérgio Nascimento,” que nestes 15 anos, como cofundador, presidiu esta instituição, dedicando parte substancial da sua vida pessoal para o sucesso da Olhar Poente.”, referiu Sandra Serpa.
Lembrou, também, o trabalho e dedicação, bem como, o profissionalismo de todas e de todos colaboradores para o sucesso na resposta de qualidade que é assegurada pela instituição.
Assim, e dando continuidade à estratégia desenvolvida nos últimos anos, Sandra Serpa mencionou “a manutenção da Olhar Poente, o seu alargamento, a contratualização de mais vagas em creche e CATL, o reforço de projetos sociais”, como alguns dos objetivos da nova direção, lembrando ainda a relevância do envolvimento das empresas privadas, em matéria de questões sociais, afirmando a importância de manter parcerias e da “construção de pontes entre o sector social e empresas privadas. A sociedade e a comunidade alteraram-se e nada se constrói sem o alicerçar de parcerias, para a concretização de objetivos.”.
Para Sandra Serpa, que referiu assumir o cargo da presidência com orgulho e com sentido de responsabilidade, a missão da instituição é de enorme importância, pois tem “como foco principal as crianças, as quais são a razão da nossa existência, onde concentramos esforços e desenvolvemos projetos de forma a termos respostas adequadas a toda e qualquer criança, como seres individuais que são”, referindo ainda que “para a Olhar Poente não existem diferenças, mas sim, o direito à igualdade, à equidade e, acima de tudo, respostas que se enquadrem dentro das diferentes necessidades.”.
Sandra Serpa tem 42 anos, natural da Horta, residindo na ilha Terceira desde 1999.
É docente de 1.º Ciclo na EB1/JI Infante D. Henrique, Licenciada em Educação Básica, com Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Pós-Graduação em Filosofia para Crianças.
Iniciou o seu percurso na área da Educação aos 19 anos, após a conclusão do Curso Técnico de Auxiliar de Infância, como Ajudante de Educação. Ao terminar o Mestrado iniciou o seu percurso na Olhar Poente como Educadora de Infância na Creche e CATL da Vila Nova, no ano de 2011. A partir do ano de 2013 assume, também, o cargo de Diretora Técnica e Pedagógica da Olhar Poente até ao ano de 2018. Desde 2016 que assume o cargo de vice-presidente da direção da referida instituição.
OP/RÁDIOILHÉU