ÚLTIMAS

TERCEIRA | Reforço da Capacidade Operacional do Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo

361views

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo (SMPCAH) procedeu à aquisição de um conjunto de bens e recursos, no âmbito da sua estratégia de melhoria contínua dos serviços básicos locais. Esta iniciativa foi integralmente financiada por fundos europeus, através da Grater – Associação de Desenvolvimento Rural, totalizando um investimento de 178.855,07€.
 
Os bens e equipamentos adquiridos, essenciais para o reforço da capacidade de resposta do Município em situações de emergência, incluem:

  • Viatura e equipamentos de intervenção: Uma viatura de coordenação transformada para fins operacionais, um reboque para catástrofe e uma varredora para limpeza.
  • Sinalização e corte: 100 cancelas metálicas, três motosserras de 50 cm, uma de 75 cm e uma a bateria de 35 cm, além de uma cortadora de betão a bateria.
  • Energia/iluminação e comunicações: Dois geradores de 5 kVA e doze baterias de gel para infraestruturas de comunicações, uma torre de iluminação de 15.000 lúmens e outra de 27.000 lúmens (ambas a bateria).
  • Tecnologia: Seis computadores portáteis, um projetor, duas televisões um drone, uma plataforma de gestão de ocorrências, a fim de equipar a sala municipal de operações e gestão de emergências, e 10 gateways.
  • Equipamento de apoio:  Um desentupidor de drenagem para inundações.

 
O reforço do SMPCAH com estes novos recursos visa otimizar a prontidão e eficácia na resposta a emergências, garantindo a segurança e o bem-estar da comunidade de Angra do Heroísmo. Esta aquisição representa um significativo fortalecimento da capacidade de intervenção do Município em operações de proteção e socorro, assegurando uma atuação mais eficiente e coordenada face a desafios futuros.

CMAH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.