ÚLTIMAS

TERCEIRA | PSD/Açores sublinha “passo decisivo” para as obras na Estrada do Raminho

459views

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores, Paulo Gomes sublinhou hoje a decisão do Governo Regional de autorizar o lançamento do concurso público para as obras na Estrada do Raminho, o que constitui um “passo decisivo” para “fazer avançar uma solução que minimize os incómodos para a população”.

“O Governo dos Açores trabalhou afincadamente nos últimos meses para encontrar uma solução técnica para avançar com esta obra, enquanto manteve uma postura de prudência perante a crise sísmica ainda em curso na Terceira. Ao contrário da postura irresponsável dos deputados do PS nesta matéria, o Governo da Coligação tem colocado a segurança das pessoas sempre em primeiro lugar”, afirmou.

Segundo o social-democrata, “o Governo Regional esteve sempre a tentar resolver a situação, acautelando os resultados de todas as avaliações de circunstância, mas tendo em conta a crise sísmica que continua ativa. Está-se a atuar com prudência e segurança para as populações”, realçou.

“A segurança das pessoas tem sido uma prioridade do Governo Regional, em claro contraste com as intervenções irresponsáveis do Partido Socialista sobre a situação da estrada que liga o Cabo do Raminho à Mata da Serreta, encerrada devido aos danos provocados pela crise sísmica, sob a vigilância das autoridades competentes, que agiram em conformidade com as condições de segurança”, frisou.

“Aliás, convém recordar que a Junta de Freguesia do Raminho alertou, ao longo de cerca de 15 anos, os anteriores governos socialistas para a necessidade de uma intervenção definitiva face à queda de pedras e vegetação, que já acontecia naquela via, sem que tenha sido encetada qualquer ação”, referiu.

“Assim como parece que os deputados regionais do PS esquecem que o Laboratório Regional de Engenharia Civil elaborou um relatório de avaliação das condições de estabilidade naquele troço da Estrada Regional, destacando a instabilidade geomorfológica do local, já antes sinalizado como crítico, pelo que o risco há muito que existia”, atalhou Paulo Gomes.

“Assim, e de forma responsável, o Conselho do Governo aprovou, esta semana, uma resolução que autoriza o lançamento do concurso público para a reabilitação do talude da Estrada Regional entre o Raminho e a Serreta, pelo valor base de quatro milhões de euros, visando a resolução dos problemas de instabilidade daquele troço”, referiu o deputado.

“Naturalmente que a reposição das condições de circulação naquela estrada, salvaguardando a segurança de pessoas e bens, terá de fazer-se com base nas indicações dessas autoridades competentes, uma vez que o seu encerramento, relembre-se, derivou da crise sísmica, que está em curso, e dos impactos da respetiva sismicidade naquela via”, disse igualmente o deputado do PSD/Açores.

Paulo Gomes não esqueceu “o natural incómodo que este encerramento tem registado junto das populações das freguesias mais afetadas, especialmente Raminho, Serreta e Altares, mas também as outras mais próximas. Mas estas são também as contingências da formação das nossas ilhas, e já sabemos que há sempre a probabilidade de eventos sísmicos como o que decorre”.

“A postura adotada pelo Governo Regional mostrou o cuidado necessário com as populações, bem como uma rigorosa análise de todos os dados em questão, inclusivamente as condições técnicas para que uma intervenção do género possa avançar, logo que se reúnam todas as outras. A isso chama-se governar com responsabilidade”, considerou Paulo Gomes.

A crise sísmica acontece desde junho de 2022, estando centrada na zona do vulcão de Santa Bárbara, e a sua evolução recente está acima dos valores normais de referência, com algumas fases mais intensas, que elevaram o sistema de alerta para V3, de acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.