ÚLTIMAS

TERCEIRA | PS denuncia degradação dos cuidados de Saúde e apresenta propostas para uma melhor gestão

280views

O PS Terceira denunciou, esta sexta-feira, a degradação acentuada dos meios através dos quais são prestados os cuidados de saúde aos Terceirenses, designadamente a falta de meios humanos e de bens materiais no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira, em virtude dos atrasos no pagamento a fornecedores e a falta de condições para trabalhadores e utentes em algumas das instalações da Unidade de Saúde da ilha.

De acordo com José Miguel Toste, membro do Secretariado do PS/Terceira, o partido teve conhecimento de que “esta semana, alguns serviços do HSEIT foram informados pelo responsável da lavandaria que aquele serviço se encontrava inoperacional devido à falta de detergentes”.

“Esta situação foi posteriormente colmatada com uma aquisição a pronto pagamento, que permitiu a retoma da atividade da lavandaria, no entanto, ao longo daquele dia, foram vários os constrangimentos sentidos, uma vez que se verificaram situações de falta de toalhas, de lençóis e de cobertores em alguns serviços”.

“Estes factos denotam, naturalmente, uma incompetência gestionária atroz e que, considerados isoladamente, podem criar a perceção errada de que o que está em causa é um problema de meios delimitado e circunscrito”, frisou.

Contudo, segundo afirmou o socialista, “este não é um problema pontual, mas sim um sintoma de um problema mais abrangente que é o da degradação manifesta e generalizada dos meios alocados à prestação de cuidados de saúde”.

A par disso, conforme alertou o socialista, “muitos outros serviços queixam-se da falta de material de consumo clínico, utilizando material inadequado na prestação dos cuidados de saúde, com prejuízo para o doente”, acrescentando que também “há falta de meios humanos que comprometem a qualidade dos serviços prestados”.

“Verifica-se, por exemplo, com relativa frequência o encerramento da Área Cirúrgica do Serviço de Urgência do HSEIT por falta de Assistentes Operacionais”, tendo já esta semana encerrado duas tardes, “também médicos de medicina interna apresentaram escusa de responsabilidade da urgência à direção clínica, por não terem uma equipa em condições para assegurar aqueles turnos”, acrescentou.

Já em relação aos cuidados de saúde primários, o socialista refere o total abandono do Centro de Saúde da Praia da Vitória que se encontra sem água quente, “uma vez que a caldeira se encontra avariada há algum tempo sem que tenha sido objeto de reparação ou substituição” e “sem um qualquer sistema de climatização do ar”.

José Miguel Toste, alertou ainda para a situação do Núcleo de Saúde Familiar da Terra-Chã, que funciona, atualmente, “num espaço que não reúne as melhores condições” e que por isso “os médicos da Unidade de Saúde de ilha recusam-se a realizar as consultas, cingindo-se a atividade a consultas de enfermagem”.

“Isto é ainda mais grave quando naquela freguesia foi realizado um investimento pelo Governo Regional, concluído desde 2021, que visou a criação de dois gabinetes médicos e dois de enfermagem no Centro Comunitário Terra-Chã, facto que tem sido absolutamente ignorado pelo Governo Regional”, disse ainda.

Segundo o socialista, esta degradação não afeta apenas os Terceirenses, mas toda a Região, uma vez que neste momento se verifica “uma abrangência excecional, ao nível hospitalar, em virtude das consequências do incêndio do Hospital do Divino Espírito de Ponta Delgada, sendo esta degradação também um sintoma da degradação do SRS”.

Face à evidente degradação, o PS/Terceira propôs ao Governo Regional, a criação de uma verdadeira Central de Compras Públicas na área da saúde, que seja dotada dos meios técnicos e humanos e “que seja capaz de abranger todas as aquisições dos hospitais e centros de saúde”.

De acordo com José Miguel Toste é igualmente imperioso realizar um “levantamento sério das necessidades de recursos humanos num horizonte temporal de 10 anos, de modo que nenhum profissional de saúde tenha de pedir escusa de responsabilidade pelo facto da sua equipa estar desfalcada ou que nenhuma área da urgência ou de outro serviço tenha de encerrar por falta de assistentes operacionais”.O PS/Terceira quer ainda que o governo regional diligencie, de imediato, no sentido de ser reposta a água quente e o sistema de climatização do ar no Centro de Saúde da Praia da Vitória, e que transfira o Núcleo de Saúde Familiar da Terra-Chã para os gabinetes financiados pelo Governo Regional no Centro Comunitário daquela freguesia.

PS/TERCEIRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.