ÚLTIMAS

TERCEIRA | PS defende solução técnica para os cabos submarinos e lamenta silêncio cúmplice do PSD

434views

O Partido Socialista da Ilha Terceira considera que a solução técnica sustentada pelo Presidente da ANACOM para o cabo submarino que liga os Açores ao Continente (CAM – Continente, Açores, Madeira) é a que representa mais vantagem para o país, para os Açores e para a Ilha Terceira.

A solução técnica adotada para o cabo submarino que liga o território continental aos Açores sustenta que a ligação tenha amarração direta na Ilha Terceira.

De acordo com o Presidente da ANACOM, esta é a melhor solução técnica por várias razões, isto porque “do ponto de vista técnico, esta amarração não tem qualquer impacto técnico para o serviço prestado por esse cabo”. Por outro lado, “trata-se de uma questão de segurança, porque há redundância em duas ilhas distintas, permitindo que caso haja um acidente no cabo do anel CAM, a Ilha Terceira dê condições equivalentes a São Miguel pela amarração inter-ilhas”, além de que “o facto de o cabo ficar a atravessar duas placas tectónicas distintas”, proporciona outras condições de segurança aos Açores.

A substituição dos cabos submarinos entre os Açores e o continente português é fundamental e urgente uma vez que telefones móveis e fixos, assim como a internet, dependem dos mesmos.

O PS/Terceira toma uma posição pública sobre a temática, ressalvando a importância da solução adotada, ao contrário do PSD/Açores e do PSD/Terceira, que ao não assumirem a sua posição sobre esta temática revelam cumplicidade com o deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, cuja posição é manifestamente contrária aos interesses da Ilha Terceira e da Região.

PS/TERCEIRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.