ÚLTIMAS

TERCEIRA | Novos Idosos: CDS-PP destaca sucesso do projeto-piloto no concelho da Praia da Vitória

396views

Após uma visita ao Lar D. Pedro V na Praia da Vitória ocorrida nesta quarta-feira, no âmbito das Jornadas Parlamentares na ilha Terceira, o Grupo Parlamentar do CDS-PP salientou o investimento do XIII Governo Regional no apoio social à terceira idade, “traduzido numa melhoria concreta da vida dos idosos e das suas famílias”.

De acordo com a Deputada Catarina Cabeceiras, líder parlamentar do CDS-PP, “a visita ao Lar D. Pedro V e a reunião com o Presidente da Direção, João Canedo, permitiram atestar particularmente o sucesso que está a ter o Programa Novos Idosos no concelho da Praia da Vitória”.

“Neste momento, já se encontram 43 pessoas a beneficiar do programa ‘Novos Idosos’, perspetivando-se que em abril se atinjam os 50 beneficiários”, revelou Catarina Cabeceiras, “dando assim cumprimento ao estipulado para esta fase inicial do projeto”. 

Realçando tratar-se de “uma mudança de paradigma ao nível dos cuidados aos idosos na Região, quanto ao acompanhamento que devem ter nessa fase da vida e o que isso representa para as famílias”, a líder parlamentar congratulou-se por o projeto-piloto, inicialmente circunscrito aos concelhos de Ponta Delgada e da Praia da Vitória, ter sido recentemente alargado a outros concelhos, designadamente Lagoa, Vila Franca do Campo e Horta, de forma criteriosa tendo por base taxas efetivas de cobertura de respostas de acolhimento de pessoas idosas.

“O Programa Novos Idosos é uma medida que está a resultar e que se traduz concretamente na melhoria da vida dos idosos e das suas famílias”, frisou.

Catarina Cabeceiras declarou também que “tem existido um compromisso e uma ação por parte do XIII Governo Regional para com as instituições particulares de solidariedade social em prol da sustentabilidade” bem como “um aumento no apoio financeiro às diversas valências”.

Exemplificou com “o aumento, histórico, de 20% em apenas dois anos no valor-padrão ao nível da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), muito significativo em comparação com a realidade dos anteriores governos socialistas, que aumentou cerca de 17% em seis anos”.

A deputada do CDS-PP recordou também que “em 2022, face à crise inflacionista, o XIII Governo Regional deu resposta pronta no sentido de reforçar a atribuição dos valores a determinadas valências, como sejam uma atualização de 5% na resposta de serviço de apoio ao domicílio, ou uma atualização de 3,6% ao nível da resposta em centro de dia”. “O esforço do XIII Governo Regional fica evidenciado com estas medidas”, destacou.

O Grupo Parlamentar do CDS-PP observou “a proximidade do Governo Regional, e especialmente da Vice-Presidência, junto das instituições particulares de solidariedade social”, salientando a “importância fundamental do trabalho em parceira no desenvolvimento social e económico do concelho da Praia da Vitória e da ilha Terceira”.

“Não esqueçamos que as IPSS também são entidades empregadoras e que é esperado um incremento do mercado social nos próximos anos, sendo geradoras de economia tanto por essa via, como pela subcontratação de serviços a outras entidades e empresas”, apontou. “De facto, um dos desafios que de momento se coloca é a necessidade reforçar os quadros de recursos humanos e de recrutar novos profissionais para a implementação do Programa ‘Novos Idosos’”.

Catarina Cabeceiras reportou ainda que o projeto-piloto “tem contribuído positivamente para a gestão de listas de espera quanto às respostas em ERPI, na medida em que idosos com maior autonomia têm preferido ficar na sua casa, por ficar garantida a devida assistência”.

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.