ÚLTIMAS

TERCEIRA | Novo sistema de armazenamento de energia é aposta ganha em matéria de sustentabilidade, realça José Manuel Bolieiro

© Governo dos Açores | Foto: MM
298views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, salientou na segunda-feira que o novo sistema de armazenamento de energia da Eletricidade nos Açores (EDA) na ilha Terceira representa uma aposta ganha no que refere à sustentabilidade nesta área.

“Com sentido estratégico, ousadia e bons parceiros tecnológicos para ciência aplicada, os Açores podem ser na transição energética um verdadeiro laboratório para ensaios aplicáveis. Podemos com ousadia ser pioneiros”, vincou o governante, falando na inauguração do novo sistema, um “um passo significativo na integração de mais energias renováveis nos Açores”, que contribui para o reforço da autonomia energética no arquipélago.

José Manuel Bolieiro lembrou que a Estratégia Açoriana para a Energia 2030 já preconiza como “objetivo estratégico” para a Região a promoção da sustentabilidade, aliada à “diminuição do uso de combustíveis fósseis e ao incremento do recurso a energias renováveis”.

“Este é o sistema que queremos para os Açores e que está bem delineado”, reforçou o Presidente do Governo.

Orçado em cerca de 14 milhões de euros, o novo sistema de armazenamento de energias por baterias foi financiado em 85% por fundos comunitários.

Tem uma potência instalada de 15 megawatts, distribuída por seis inversores, e uma capacidade de armazenamento de 10,5 megawatts/hora, no fim de vida útil.

O novo sistema inclui um ‘software’ de gestão de micro redes, instalado pela primeira vez em Portugal, que foi concebido pela EDA e desenhado por um consórcio formado pela Siemens e pela Fluence.

“Hoje é um dia de alegria pela concretização de resultados e pela definição de objetivos de médio e longo prazo, que atravessam gerações”, concluiu José Manuel Bolieiro, falando em Angra do Heroísmo.

O sistema de armazenamento inaugurado na ilha Terceira é o segundo dos Açores – a ilha Graciosa foi a primeira a receber uma unidade do género.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.