AGENDA

TERCEIRA | Museu de Angra promove no sábado tertúlia sobre “Melhoramentos na Lavoura”

| Fotos: SRCCTD
741views

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove no próximo sábado, dia 19 de março, às 15h00, na Carmina – Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, a realização da tertúlia “Melhoramentos na Lavoura e na Genética Animal e Vegetal para Benefício do Pequeno Produtor”, com a participarão de Artur Machado e Miguel Ferreira.

Na mesma, será explicitado o modo como os pequenos produtores podem melhorar as suas explorações agrícolas, obter maiores rendimentos e aperfeiçoar as boas práticas de modo sustentável e em prol do bem-estar dos seus animais.

Esta atividade insere-se no programa de dinamização da exposição de fotografia “As Mulheres da Terra”, patente nesta Galeria até 21 de maio, em que Rui Caria documenta o trabalho de oito mulheres açorianas, que se dedicam à lavoura.

Artur da Câmara Machado é professor da Universidade do Açores, onde leciona as unidades curriculares de genética, genética molecular e genética clássica, quantitativa e das populações. Foi diretor do Centro de Biotecnologia dos Açores até 2021, em que é atualmente investigador. Tem cerca de 80 trabalhos publicados em revistas internacionais da especialidade em diferentes áreas, nomeadamente, melhoramento de plantas e genética vegetal e animal, e já proferiu mais de 90 comunicações orais e outras tantas em painéis. Mantém inúmeras parcerias com investigadores nacionais e internacionais. Esteve diretamente envolvido nos trabalhos que levaram ao reconhecimento das raças autóctones do Barbado da Terceira, do Pónei da Terceira e do Burro da Graciosa.

Miguel Gomes Caetano Ferreira é um ‘hobby farmer’ que, após ter estabelecendo contacto com realidades rurais diferentes das dos Açores em mais de 30 países, regressou à ilha Terceira, para gerir uma propriedade da família, apostando na ovinocultura, caprinicultura e fruticultura entre outras atividades, encaradas como aposta na diversificação agrícola e um contributo para a sustentabilidade ecológica, económica e social dos Açores e sua autossuficiência. Engenheiro florestal e gestor de recursos naturais, foi responsável pela criação e gestão do Projeto para a Recuperação Ecológica e Paisagística da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, que recebeu o Prémio Nacional da Paisagem 2012.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.