ÚLTIMAS

TERCEIRA | Município de Angra do Heroísmo recebe encontro nacional das Cidades Educadoras

287views

Organizado pelo Município de Angra do Heroísmo e o Município de Loures, realizou-se em Angra do Heroísmo nos dias 28 e 29 de novembro o Encontro Nacional da Educação ao Longo da Vida, no âmbito das atividades do Grupo Temático de Trabalho da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

O encontro que decorreu em Angra do Heroísmo, cidade membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras, desde 2018, reuniu 24 municípios de Portugal, Câmara Municipal de Albufeira, Câmara Municipal de Almodôvar, Câmara Municipal da Amadora, Câmara Municipal de Braga, Câmara Municipal da Lagoa, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Loures, Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal Miranda do Corvo, Câmara Municipal de Odivelas, Câmara Municipal de Oeiras, Câmara Municipal de Palmela, Câmara Municipal de Penafiel, Câmara Municipal de Peniche, Câmara Municipal de Pombal, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal da Póvoa do Lanhoso, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Câmara Municipal de Sesimbra, Câmara Municipal de Setúbal, Câmara Municipal de Silves, Câmara Municipal de Vizela e Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Foi um momento de partilha de experiências e de apresentação de projetos, que tem como objetivo garantir e melhorar o bem-estar de todos os munícipes, independentemente da idade, e que vivem nos concelhos, onde os municípios integram a Rede Territorial portuguesa das Cidades Educadoras.
 
A abertura do encontro ficou a cargo dos alunos do 5.º ano da Escola Ferreira Drummond, acompanhados pelo Coro Allegro, que interpretaram o Hino das Cidades Educadoras numa atuação memorável, seguindo-se a apresentação do documento “Educação ao Longo da Vida- Linhas Orientadoras”, pela Dr.ª Sílvia Parreiral.
 
Em seguida foram apresentados vários projetos de cariz social, cultural e educacional já implementados nos municípios de Pombal, Loulé, Angra do Heroísmo, Santa Maria da Feira, Póvoa de Lanhoso, Palmela, Peniche e Almodôvar, promovendo-se um excelente momento de partilha de experiências entre todos os municípios representados no Encontro Nacional Educação ao Longo da Vida.
 
Após uma breve pausa para almoço, decorreu uma visita guiada de apresentação de vários projetos de boas práticas na área da educação já implementados pelo Município de Angra do Heroísmo. O grupo deslocou-se à Casa do Povo de Santa Bárbara, onde ficou a conhecer a Academia do Oeste, uma academia sénior que promove o encontro de gerações através das mais diversas atividades e disciplinas que tem disponível como é o caso da disciplina “Filhos da Pauta”, uma disciplina de educação musical.
 
Após a visita guiada pelo edifício da Casa do Povo de Santa Bárbara foi tempo de conhecer um projeto promovido pelo Município de Angra em parceria com a casa do Povo de Santa Bárbara, que visa promover o envelhecimento ativo e atividades intergeracionais, “Avós por Linhas e Travessas”. Este projeto que tem a sua sede na Rua de Santo Espírito, mas que durante a época natalícia funciona no centro da festa, na Praça Velha, tem como grande objetivo a realização de oficinas criativas, workshops, residências artísticas, tertúlias, e experiências gastronómicas entre muitas outras atividades. O projeto “Avós Por Linhas e Travessas” é muito mais do que um lugar para aprender e reapropriar técnicas tradicionais sobre materiais diversos, é um lugar onde se partilham experiências e se desenvolvem amizades, uma autêntica oficina de vidas.
 
Antes do jantar de encerramento do Encontro Nacional da Educação ao Longo da Vida houve tempo ainda para uma visita à “Exposição de Natal da População Sénior do Concelho”, na Ermida de Nossa Senhora da Saúde, onde os participantes puderam apreciar diversos trabalhos de decoração natalícia elaborados manualmente pelos utentes dos vários centros de convívio/dia e lares do concelho de Angra do Heroísmo que espelham na perfeição uma combinação perfeita entre a arte e a criatividade.
 
“Foi com enorme satisfação que o Município de Angra do Heroísmo recebeu o Grupo Temático de Trabalho da Educação ao Longo da Vida, com um evento em que a partilha de experiências e aprendizagens foi o mote dominante e onde todos os municípios integrantes da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras ficaram enriquecidos. Através desta partilha de experiências, bem como do debate de ideias, foi possível criar uma sinergia muito positiva para que nasçam ainda mais iniciativas e projetos dinâmicos, destinados a todas as gerações dos vários municípios do país, tendo sempre como grande objetivo proporcionar uma continua educação ao longo da vida aos cidadãos independentemente da idade.” Refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

CMAH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.