ÚLTIMAS

TERCEIRA | Município de Angra do Heroísmo promoveu as I Jornadas da Saúde para a população sénior

285views

No passado dia 20 de abril de 2023, decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo as primeiras Jornadas da Saúde, sob o tema «Sábias Rugas – saber envelhecer com saúde». A iniciativa reuniu várias dezenas de idosos do concelho, que tiveram a oportunidade de ouvir especialistas sobre temas fundamentais para um envelhecimento saudável.

Depois da sessão de abertura, pela Vereadora Fátima Amorim, os participantes realizaram uma sessão de energising com o Dr. Gustavo Couto, técnico de desporto da autarquia de Angra do Heroísmo. Seguiu-se a comunicação da Dr.ª Sara Loureiro sobre o combate à solidão e depressão, e os agentes da PSP, Márcio Sousa e Bruno Silva, deram a conhecer os cuidados de segurança que os idosos devem ter em casa. Coube ao Dr. André Avelar, técnico de Proteção Civil, dar algumas indicações sobre situações de corte e primeiros socorros. Depois, a Dr.ª Vanessa Dias reforçou para os cuidados essenciais para uma higiene oral e saudável, e a Dr.ª Beatriz Henriques concluiu o ciclo de comunicações com informação útil sobre nutrição.

Para a Vereadora Fátima Amorim, responsável pelo evento e pela pasta da ação social no Município de Angra do Heroísmo, «A esperança de vida da população aumentou, sendo fundamental proporcionar ações de informação, formação e ferramentas para que o processo de envelhecimento seja ativo, saudável e com qualidade devida – é com este intuito que as jornadas foram organizadas e são tão importantes».
Pretende-se que esta iniciativa decorra todos os anos, com temas relevantes e diversificados, com o objetivo de ajudar os munícipes a manter-se com saúde.

CMAH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.