A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, anunciou hoje a abertura de um novo espaço, na Praia da Vitória, dedicado exclusivamente à promoção e comercialização do artesanato da ilha Terceira com o selo “Artesanato dos Açores”.
“Terceira in a Box”, nome da nova loja a abrir no início do próximo ano no Mercado Municipal de Praia da Vitória, propriedade da Câmara Municipal e à qual caberá a gestão do espaço, vai ser um local de encontro e de aproximação dos artesãos ao público local e visitante, com a imagem e o conceito da “Azores in a Box”, inaugurada no ano passado nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.
“O ‘Terceira in a Box’ será um espaço do qual todos nos iremos orgulhar, pelo seu contributo para a dinamização de um equipamento público e para o desenvolvimento do artesanato no concelho da Praia da Vitória e na ilha Terceira”, disse, durante a cerimónia de abertura da XXII Feira de Gastronomia do Atlântico e da Expo Açores Artesanato integradas nas Festas da Praia 2023.
A governante explicou que o desafio para a abertura deste novo espaço partiu da Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, ao qual o Governo dos Açores, num princípio de boa articulação, “prontamente respondeu tendo em conta o crescimento do artesanato na ilha”.
“A ilha Terceira tem 102 artesãos inscritos no Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), mais 18 do que em 2020, e 92 Unidades Produtivas Artesanais inscritas, mais 15 do que em 2020, ou seja, o trabalho do CADA está a dar resultados, porque os artesãos estão a identificar os benefícios de estarem registados num serviço público que existe para os ajudar e apoiar ”, disse.
A Secretária Regional com a tutela do “Artesanato dos Açores” revelou, ainda, que integram este ano a Expo Açores Artesanato – Festas da Praia um total de 29 empresas artesanais da ilha Terceira, “o que traduz um crescimento em relação ao ano de 2022 e o reconhecimento da importância desta iniciativa do Governo Regional, que percorre as principais festividades de verão dos Açores, para os artesãos”.
Maria João Carreiro congratulou a autarquia da Praia da Vitória pela organização de mais uma edição das Festas da Praia, “uma referência incontornável nas festividades de verão que se deve à reconhecida e elogiada capacidade para combinar, numa só celebração, as dimensões históricas, etnográficas, identitárias, desportivas e gastronómicas representativas do concelho”.
A governante não deixou, também, de enaltecer a “distinta organização” da Feira de Gastronomia do Atlântico, da responsabilidade da Escola Profissional da Praia da Vitória, “um importante ativo” sediado naquele concelho que contribui para a formação com qualidade de jovens e adultos.
As Festas da Praia, que arrancaram hoje, decorrem até ao próximo dia 14 de agosto.
A Expo Açores Artesanato está instalada junto à Marina da Praia da Vitória e pode ser visitada aos sábados e domingos das 17h30 às 00h00 e durante a semana das 19h00 às 00h00.
GRA/RÁDIOILHÉU